Possibilitar a formação de redes de conhecimento e de significações em prol da verdadeira inclusão. É isso o que objetiva a parceria entre a Escola de Educação Especial Louis Braille e a Universidade Católica de Pelotas (UCPel) na criação do Curso de Formação em Deficiência Visual: Teoria e Prática. Com início programado para março deste ano, o curso é direcionado não apenas a professores e profissionais da área, mas a todas as pessoas que têm contato com cegos ou pessoas com baixa visão e desejam estar aptos a lidar com esse universo.
“A UCPel já tem tradição no atendimento aos surdos, mas o trabalho com deficientes visuais está iniciando com este projeto”, explicou a coordenadora do Programa de Inclusão da Católica, professora Clarisse Coelho. De acordo com ela, as expectativas para o curso são as melhores possíveis. E a coordenadora pedagógica da Escola Louis Braille, Mariana Pinho, concorda: “Esta qualificação abrirá espaço para que profissionais que trabalham com deficientes visuais possam conhecer melhor a necessidade destes alunos em aspectos pedagógicos e educativos, além de facilitar a entrada deles na rede regular de ensino”.
O curso tem carga horária total de 180 horas e é dividido em três módulos. O primeiro, direcionado à abordagem médica, tratará de tópicos como os que serão ministrados pela pedagoga e especialista no ensino de deficientes visuais Hsu Yun Min Chou. Hsu, que falará, entre outros assuntos, sobre patologias em baixa visão e recursos ópticos, trabalha no Serviço de Visão Subnormal do Departamento de Oftalmologia do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (USP) e é autoridade nacional no assunto. O primeiro módulo vai de março a maio. No segundo, o foco é desenvolvimento e aprendizagem. Nele, serão discutidos temas como o processo de alfabetização do deficiente visual e as tecnologias para a aprendizagem desse público. Já no terceiro módulo, que abrange os meses de setembro e novembro, serão tratadas as especificidades curriculares.
Além de Clarisse e Mariana, integram a comissão organizadora do curso as professoras Ieda Assumpção, pela UCPel, e Simoni Peverada, pela Louis Braille.
Inscrições abertas
O Curso de Formação em Deficiência Visual começa no dia 19 de março. Porém, as inscrições para interessados em participar já podem ser feitas na sede da Escola Louis Braille (rua Andrade Neves, 3.084). O investimento é de nove parcelas de R$ 50,00 para estudantes e nove parcelas de R$ 60,00 para profissionais e outros participantes. A primeira das parcelas deve ser paga no ato da inscrição. As vagas são limitadas. Mais informações pelos telefones (53)3222.1474 ou 3306.8960.