/ Notícias / UCPel e Instituto Manager firmam parceria em prol do empreendedorismo
UCPel e Instituto Manager firmam parceria em prol do empreendedorismo
20.10.2021 | 15:02 | #administracao
UCPel e Instituto Manager firmam parceria em prol do empreendedorismo

A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) e o Instituto Manager irão somar esforços para a formação de novos jovens empreendedores. Através da parceria, alunos matriculados em escolas públicas dos municípios da região sul poderão ter acesso a conhecimentos de temas como inovação e empreendedorismo. 

Responsável pelas tratativas, o coordenador dos cursos de Administração e Gestão da UCPel, professor Rafael Damé, explica que o acordo torna a Católica base das atividades do Instituto Manager na Zona Sul. “O Instituto já tem parcerias bem sucedidas com a PUCRS, UPF e Unisinos. Buscou a UCPel para começar a atuar na nossa região”, conta.

Também deverão integrar a parceria os municípios da região sul interessados. A negociação já está adiantada com as Secretarias de Educação de Pelotas, São Lourenço do Sul e Canguçu. Após a finalização dos acordos, a intenção é formar turmas pilotos já no começo de 2022.

De acordo com o diretor do Instituto Manager, Anderson Detogni, o Programa Jovem Empreendedor terá a duração de 12 meses, com encontros no turno inverso ao da escola. “Temos apoio do Google, XP Investimentos e outras grandes empresas. Atualmente mais de 8 mil alunos participam do programa, que é considerado um dos maiores da América Latina em empreendedorismo para jovens”, destaca.  

Conforme explica Damé, os conteúdos dos cursos ministrados por professores da UCPel vão envolver assuntos como empreendedorismo, marketing, finanças e técnicas empreendedoras, por exemplo. “A ideia é que os alunos comecem a entender mais sobre esses temas, além de também serem incentivados à criação de novos negócios ou novos produtos”, avalia.  


Incubadora de empresas 

A proximidade com o Centro de Incubação de Empresas da Região Sul (Ciemsul/UCPel) poderá acelerar o desenvolvimento de bons projetos, acredita Damé. O coordenador do Ciemsul, Fábio Castro Neves, avalia que a educação empreendedora realizada na escola facilitará a transformação de ideias em negócios sustentáveis.

“Certamente se esses jovens, através do estímulo recebido pela educação empreendedora, tiverem ideias possíveis de serem transformadas em empreendimentos serão apoiados pelo Ciemsul de forma técnica e gerencial, aumentando a possibilidade de sucesso na implementação e consolidação do empreendimento proposto”, diz.

 

Novos horizontes 

Por ocorrer dentro da UCPel, com os professores  dos cursos de Administração e Gestão na operacionalização das aulas, a parceria pode ainda incentivar o gosto pelo conhecimento e planos de uma futura graduação. “Da mesma forma, contribuirá para criação de uma cultura empreendedora, para desenvolver ideias e projetos que encontrem espaço no Ciemsul para no futuro se tornarem novas empresas”, diz.  

Na avaliação do diretor do Instituto Manager, a metodologia do Programa Jovem Empreendedor auxilia os jovens a descobrirem um futuro profissional. “Cada aluno vai poder escolher suas disciplinas. Também será feito um trabalho de neuropsicologia para identificação da vocação e área em que o estudante está mais propenso a se desenvolver”.  

A meta do Instituto Manager e UCPel para 2022 é  implementar o programa em 60% das cidades da região localizadas em torno de Pelotas. Prefeituras e entidades interessadas em integrar a iniciativa podem procurar o professor Rafael Damé para mais informações através do e-mail rafael.andretti@ucpel.edu.br.   

 

Redação: Rita Wicth - MTB 14101

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?