/ Notícias / UCPel e HUSFP promovem ações para o Agosto Dourado
UCPel e HUSFP promovem ações para o Agosto Dourado
07.08.2023 | 17:47 | #institucional #husfp
UCPel e HUSFP promovem ações para o Agosto Dourado

A Universidade Católica de Pelotas  (UCPel) e o Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP) realizam atividades alusivas ao Agosto Dourado, mês de apoio, conscientização e incentivo à amamentação. Acadêmicos, funcionários e gestantes são convidados para discussões com base na temática deste ano da campanha — “Apoie a amamentação: faça a diferença para mães e pais que trabalham”. Dentre as ações previstas estão roda de conversa, capacitações e curso para gestantes. Confira a programação completa abaixo.

As temáticas abordadas ao longo do mês de agosto acontecem para que haja a disseminação de informações sobre a amamentação, os desafios, benefícios e dificuldades para que, principalmente, futuros profissionais da saúde possam contribuir no apoio e no incentivo da amamentação, enxergando possibilidades de amparo quando necessário.

O apoio às mulheres lactantes é essencial e benéfico tanto para o bebê quanto para a mãe. A amamentação pode acarretar na diminuição dos riscos à saúde e no melhor ganho cognitivo e do desenvolvimento do bebê, explica a professora de Odontologia da UCPel Luísa de Oliveira. Além disso, este suporte também auxilia no entendimento de problemas relacionados ao aleitamento que podem ser solucionados com a procura de profissionais especializados o mais cedo possível.

Saiba mais sobre o Agosto Dourado

Atividades e ações de conscientização e esclarecimento sobre a importância da amamentação são intensificadas no mês de agosto em todo o país. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), por ano, cerca de seis milhões de vidas são salvas por causa do aumento das taxas de amamentação exclusiva até o sexto mês de idade.

O mês recebe o nome de Agosto Dourado em alusão ao padrão ouro de qualidade do leite materno.

Programação do HUSFP para o Agosto Dourado.

07/08, 09/08 e 11/08 pela manhã e tarde: Capacitação hospital amigo da criança com realização de uma oficina da árvore da vida com todos colaboradores Materno/Infantil

15/08: Pelas Lentes do Amamentar

21/08 à 31/08: Capacitação de residentes - de forma online

22/08 às 15h: Amamentar - evento público para gestantes do comércio e indústria na ala de reuniões do HUSFP