/ Notícias / UCPel e governo do Estado firmam protocolo de intenções
UCPel e governo do Estado firmam protocolo de intenções
27.07.2012 | 16:05 | #institucional
UCPel e governo do Estado firmam protocolo de intenções
Nesta sexta-feira (27), Pelotas tornou-se capital do Rio Grande do Sul para a Interiorização do Governo do Estado, instalada no Centro de Eventos da Fenadoce. Na ocasião, a Universidade Católica de Pelotas (UCPel) e a Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos (FDRH), por meio da Rede Escola de Governo (REG), firmaram um protocolo de intenções que inclui a Instituição de ensino superior no sistema integrado de formação continuada para servidores públicos estaduais.

Assinaram o instrumento o pró-reitor Administrativo da UCPel e reitor em exercício, Eduardo Insaurriaga dos Santos, o governador do Estado, Tarso Genro, e o diretor-presidente da FDRH, Jorge Branco.

A intenção é que sejam oferecidos cursos de extensão e pós-graduação lato sensu para a qualificação dos servidores públicos ligados aos órgãos do governo do Estado. A partir da próxima semana, o coordenador de Educação Continuada da UCPel, José Luís Silveira da Costa, e a coordenadora pedagógica da FDRH, Sandra Bittencourt, devem dar início ao levantamento de demandas que o Estado possui para resultar na qualificação de seu quadro de pessoal. “As temáticas de interesse do Estado estão distribuídas, mas não definidas. Queremos estabelecer de que forma a UCPel pode contribuir, e, especialmente dentro de sua expertise, o que pode oferecer além das demandas”, explicou Silveira da Costa.

O pró-reitor apontou que a formalização do protocolo vem ao encontro dos cinco temas principais de trabalho da gestão da Universidade, sendo dois deles ligados à UCPel como centro de conhecimento de referência e agente promotor de inovação. “A transformação da Universidade também deve estar visível para órgãos públicos federais, estaduais e municipais”, comentou.

Presença
Durante a interiorização, Tarso Genro destacou que, ao chegar à região, o governo presta contas e mostra políticas públicas que estão sendo realizadas. Cada secretário presente teve cinco minutos para explanar sobre as atividades de sua respectiva pasta voltadas à região. “A Metade Sul é prioridade estratégica do nosso governo”, reforçou.