/ Notícias / UCPel e Ecosul realizam simulação de resgates
UCPel e Ecosul realizam simulação de resgates
21.11.2012 | 16:39 | #medicina
UCPel e Ecosul realizam simulação de resgates
Na tarde desta terça-feira (20), os alunos do primeiro ano do curso de Medicina da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) estiveram reunidos na ponte desativada na saída do município em direção à Rio Grande. O motivo foi a realização de uma atividade da disciplina Necessidade e Saúde: uma simulação de resgate.

Juntamente com as professoras Ana Cristina Moraes e Mônica Mendes, e a equipe de socorristas, enfermeiros e médicos da concessionária Ecosul, os estudantes realizaram os atendimentos simulados. Primeiramente foi feita uma introdução aos procedimentos e, em seguida, foi dado início às encenações, em uma divisão de seis grupos. Cada grupo, auxiliado por uma corda, ia em direção à parte de baixo da ponte, onde encontravam-se as vítimas. Assim, eles as colocavam nas macas e as traziam para a parte de cima, para que fossem instruídos passo a passo sobre o atendimento.

A professora Mônica Mendes falou da importância das atividades com relação aos acidentes de trânsito. “As pessoas não sabem resgatar. É importante orientar sobre o que fazer e, principalmente, o que não fazer”. O aluno João Pedro Marques comentou sobre o novo aprendizado. “Quem faz Medicina tem que aprender de tudo um pouco, a gente nunca sabe com o que vai se deparar. O sincronismo de todos que estão atendendo é muito importante”, constatou.