UCPel e Corpo de Bombeiros de Pelotas lançam o Programa de Atualização em Toxicologia Ocupacional
Foi lançado oficialmente nesta quarta-feira (07) pela manhã, no salão de atos da Reitoria da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), projeto de extensão do curso de Farmácia em parceria com o Corpo de Bombeiros de Pelotas, “Programa de Atualização em Toxicologia Ocupacional”. Na oportunidade, estiveram presentes a reitoria da instituição, membros da corporação do corpo de bombeiros, professores e alunos.
O projeto tem por objetivo orientar policiais militares do Corpo de Bombeiros sobre a periculosidade dos compostos químicos com os quais têm contato em sua profissão. Serão 20 horas de atividades teórico-práticas desenvolvidas dentro da Universidade e na corporação, com início na próxima semana.
Neste programa estão envolvidos 12 alunos do curso de Farmácia, em sua maioria do 4° semestre, convidados a participar como forma de aprendizado, qualidade de ensino prático e atividade complementar do curso. Para o coordenador do curso de Farmácia e idealizador do projeto, professor William Peres, a iniciativa envolve professores, bombeiros e alunos, e traz vários benefícios para a os profissionais da corporação. “A grande vantagem é que após as aulas ministradas por nós, os alunos irão interagir individualmente com cada um dos bombeiros, para que haja uma adequação da linguagem, e, consequentemente, um entendimento mais profundo do assunto que foi explanado”, diz.
Para o comandante do 2° Subgrupamento de Combate a Incêndio do Corpo de Bombeiros de Pelotas e aluno do Projeto, major Marcelo Leandro Petry, esta atividade descortina a barreira entre Universidade e instituições da comunidade. “A troca de conhecimento cultural é a grande vantagem desta iniciativa”, afirma.
O reitor da UCPel, Alencar Mello Proença, entende que a essência de uma boa Universidade é esta interação e integração entre estes dois braços da sociedade. “Nossos alunos compartilham conhecimentos científicos com a comunidade e eles passam para os alunos a experiência do dia-a-dia, fundamental para que esta relação, cada vez mais, se fortaleça e que outros projetos deste porte possam surgir”, diz.
Esta proposta de atividade de extensão lançada pela Universidade faz da UCPel pioneira em oferecer curso destinado a orientar os profissionais do Corpo de Bombeiros que estão diariamente em contato com os compostos químicos. O Programa de Atualização em Toxicologia Ocupacional inicia na próxima semana e se estende até a metade de dezembro, com aulas de 4 a 5 horas semanais.