/ Notícias / UCPel e comunidade pelotense lamentam a morte de Moacir Jardim
UCPel e comunidade pelotense lamentam a morte de Moacir Jardim
22.04.2023 | 10:03 | #medicina
UCPel e comunidade pelotense lamentam a morte de Moacir Jardim Moacir Jardim construiu um grande legado na Medicina da universidade (Foto: Leandro Lopes - UCPel)

Figura emblemática para a Medicina gaúcha, Moacir Vitorino Jardim morreu aos 89 anos neste sábado (22). Decano do curso de Medicina da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Jardim foi pioneiro em muitas frentes: o primeiro professor e coordenador do curso — hoje a maior escola médica do Rio Grande do Sul; foi também o primeiro diretor do Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP).

Tendo lecionado por mais de 50 anos, Jardim sempre costumava contar, com muito orgulho e nostalgia, sobre a sua jornada ao lado de Dom Antônio Zattera e Franklin Olivé Leite — pessoas que sonharam e trabalharam para a construção e a autorização do curso de Medicina da UCPel no ano de 1962.

Dom Antônio Zattera foi quem convenceu Jardim a não ir para a Universidade de Northwestern, nos Estados Unidos, e a trocar sua terra natal, Minas Gerais, pelo Rio Grande do Sul — tornando-se, assim, responsável pelo programa pedagógico do curso.

Apesar da primeira impressão ser um tanto negativa, visto que a Faculdade de Medicina ainda engatinhava, Moacir Jardim se viu conquistado pela comunidade pelotense. "Aquele começo dependia de muito trabalho", resumiu. Esforço que valeu a pena. O professor sempre declarou sentir-se orgulhoso de tudo que fez em Pelotas. "Eu sinto uma paz de espírito. Sensação de dever cumprido", expôs.

Por muitos meses, Jardim foi o único responsável pelas aulas de Anatomia, Histologia e Embriologia, principais disciplinas do primeiro ano do curso. "Podemos classificar o fato como uma grande aventura", rememorou, em entrevista concedida à universidade nas comemorações dos 60 anos do curso de Medicina.

Legado que permanecerá

Para o reitor da UCPel, José Carlos Pereira Bachettini Júnior, o professor Jardim deixa uma profunda marca no DNA da maior escola médica do RS: o legado do exemplo. "Jardim foi um exemplo da docência sempre incansável, em busca da melhor formação aos seus alunos", ressaltou.

Exemplo também é a palavra que Cayo Lopes, atual coordenador do curso de Medicina da UCPel, ex-aluno de Jardim, usa para se referir ao mestre. "Cada novo professor que eu recebo, cada aluno ingressante que eu tenho contato, eu sigo o exemplo dele. É um legado eterno”, relatou.

Homenagens ao mestre

Entusiasta, apaixonado pela Medicina, Jardim conquistou muitas pessoas por onde passou. Assim sendo, as homenagens recebidas são incontáveis. Entre elas, de seus milhares de alunos recebeu a honraria de ter seu nome atribuído ao Diretório Acadêmico da Medicina.

Durante os festejos de 60 anos do curso, foi promovido um encontro do mestre com os médicos da primeira turma. Na ocasião, o médico, professor, conselheiro e amigo proferiu, com muita emoção, o juramento de Hipócrates, comovendo a todos.

A comunidade acadêmica da UCPel, o HUSFP e a sociedade pelotense se solidarizam com os amigos e familiares de Moacir Vitorino Jardim.

Redação: Caroline Albaini
Vídeo: Leandro Lopes