/ Notícias / UCPel é apontada como potência latino-americana em blog internacional
UCPel é apontada como potência latino-americana em blog internacional
09.07.2012 | 08:52 | #institucional
UCPel é apontada como potência latino-americana em blog internacional
A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) foi considerada expoente latino-americano em uma matéria do blog Hazlo Real, considerado um dos blogs mais lidos sobre mundos virtuais no planeta. O texto refere-se ao ingresso da Universidade no Second Life, tanto em termos de espaço dentro do ambiente quanto em relação à metodologia desenvolvida pela UCPel para aplicá-lo como ferramenta na educação a distância.

A reitoria da UCPel participou de uma entrevista com a jornalista peruana Marita Tovar – cujo avatar no Second Life é Zet Avril -, especialmente para o Hazlo Real, cuja autoria divide com a argentina Silvia Brugnoni.

O tema da conversa, realizada totalmente pelo ambiente virtual do Second Life, foi a proposta da UCPel para a ferramenta.

A Universidade desenvolve ações no metaverso há dois anos, mas até então como ação independente do professor do curso de Administração, Roberto Funck. O docente criou o Centro de Docência Online Independente (Cedoi/UCPel), mantido no Second Life.

Agora, a Universidade realiza investimentos e busca a capacitação dos docentes para estender, em um prazo de mais dois anos, ações de educação a distância via Second Life a todos os cursos. Conforme o reitor, José Carlos Bachettini Júnior, a parceria com o Cedoi dá à Universidade um ganho de aprendizado. “Ele [o Cedoi] foi construído sob a ótica pela qual acreditamos que a educação a distância deva ser concebida: dando prioridade aos aspectos didático-pedagógico, multidisciplinar e multicultural. Além disso, leva em conta o modo de vida da geração NET, o que é importante para uma instituição que vai recebê-los”, pontuou, durante a entrevista.

Amplitude e formato
Atualmente, o território da UCPel no espaço é de 493 mil m2, com capacidade para crescer mais 23 mil m2. Já possui atuação em conjunto com a Pontifícia Universidade Católica do Peru e Universidade Pedagógica Nacional do México e há espaço reservado para seis outras universidades. Há também possibilidade de acordo de cooperação com outras Universidades brasileiras e estrangeiras.

A UCPel projeta incentivar o uso do Second Life nos cursos de graduação, extensão, especialização, mestrado e doutorado. Porém, seu uso será progressivo. No início, deverão predominar experiências isoladas e, gradativamente, a Universidade passará ao oferecimento de disciplinas inteiramente no ambiente virtual.

A imersão será tanto síncrona (professores e alunos trabalhando no mesmo horário) quanto assíncrona (estudantes realizando atividades no horário que julgarem melhor). Essa característica vai variar conforme o formato da utilização: uma disciplina provavelmente usará o formato assíncrono. Mas uma orientação de trabalho final de curso, por exemplo, ocorrerá em interação simultânea.

Saiba mais
A entrevista poderá ser conferida na íntegra no blog Hazlo Real. Lá estão informações como as intenções da Universidade em relação a meios 3D, a proposta para a preparação dos conteúdos, capacitação e investimentos na área.

Apenas nas primeiras 24h na rede, a entrevista já tinha sido lida em 13 países: Brasil, Peru, Portugal, Argentina, México, Chile, Reino Unido, Indonésia, Paraguai, Espanha, Canadá, Japão e Estados Unidos.