/ Notícias / UCPel destaca-se em congresso no Chile e conquista direito de sediar seminário internacional
UCPel destaca-se em congresso no Chile e conquista direito de sediar seminário internacional
13.09.2007 | 00:00
UCPel destaca-se em congresso no Chile e conquista direito de sediar seminário internacional

Um grupo de 12 alunos e dois professores do curso de Direito da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), mais o reitor da instituição, Alencar Mello Proença, marcaram presença em um evento internacional realizado no Chile. Entre os dias 6 e 8, o grupo de estudantes apresentou no encontro Quintas Jornadas Interuniversitárias de Direito Constitucional e Direitos Humanos, trabalhos de pesquisa elaborados na Católica. A Universidade foi uma das únicas três instituições brasileiras a ser convidada a participar. A integração rendeu o convite para que a instituição pelotense sedie, em maio do ano que vem, um Seminário Internacional de Direitos Humanos.

O evento ocorreu na Universidade Andrés Bello, em Viña del Mar, onde os estudantes da UCPel apresentaram trabalhos considerados de qualidade por professores e representantes de diversas faculdades estrangeiras. De acordo com Proença, a participação dos alunos foi de grande importância. “Os estudantes mostraram três excelentes trabalhos, que foram muito bem acolhidos pelos participantes da Jornada. Como reitor, devo manifestar meu orgulho em ter acompanhado a delegação e por ouvir das autoridades acadêmicas estrangeiras referências extremamente elogiosas ao conteúdo dos trabalhos e à postura dos alunos da Católica”, disse.

Sede de evento internacional em 2008 
Em função da participação, a UCPel foi convidada a sediar, em maio de 2008, um seminário internacional de direitos humanos, com a participação de professores das mesmas universidades envolvidas nas Jornadas. “Certamente em função do respeito à participação continuada e qualificada da Católica, fomos escolhidos”, explicou Proença. Para o professor Samuel Chapper, um dos orientadores do grupo de alunos, a vinda deste seminário a Pelotas foi um presente aos alunos e à Universidade. “Além de incrementar o intercâmbio cultural e científico, divulgará nossa cidade entre os participantes de mais de vinte universidades de toda América Latina”, afirmou.

Todas as pesquisas apresentadas foram orientadas pelos professores Samuel Chapper e Marcelo Oliveira de Moura. Os trabalhos envolveram as temáticas das medidas provisórias, conflito agrário e Estado de terror. Os alunos que representaram a Católica foram Roberta Campelo, Alexei Chapper, Madalena Krüger, Luciano Oleiro, Letícia Hernandorena, Marcelo Carapeto, Vívia Bastos, Thiago Castro, Lucas Machado, Stefan Iribarrem, Jackson Silva, Wagner Pedrotti e Frank Moraes.

grupo_1_site.jpg

grupo_2_site.jpg

grupo_3_site.jpg

grupo_todo_site.jpg

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?