A Universidade Católica de Pelotas mostrará, às 20h desta quarta-feira (02), a nova coleção de outono-inverno, composta por camisetas com estampas produzidas pelos estudantes do curso de Tecnologia em Design de Moda da UCPel. O desfile das peças da Grife UCPel será feito por modelos na passarela do evento Moda Pelotas, que será realizado no Centro de Eventos (Fenadoce), a dois quilômetros da rodoviária, na Avenida João Goulart. O Moda Pelotas, atualmente em seu sexto ano e 11ª edição, é o evento mais importante do calendário “fashion” da cidade, famosa, entre outras qualidades, pela tradição de elegância não só de suas mulheres.
Os estudantes criaram dois tipos de peças para apresentar ao público. “Haverá peças conceituais, que têm como proposta não servir para uso, mas induzir à ‘interpretação’ da modelagem. E haverá peças destinadas ao comércio”, explica a coordenadora do curso, professora Ligia Osorio. Os próprios alunos criaram os desenhos e conceberam as peças, que tiveram como inspiração o infinito e as formas geométricas. “Ao fazê-lo, eles integraram a matemática ao conceito de design, fazendo das estampas uma releitura da geometria”, acrescentou Ligia.
Além da apresentação das peças na passarela, o curso de Moda oferecerá ao visitante do evento, em espaço específico, outras produções concebidas pelos alunos. São peças representativas dos vários conceitos e visões desenvolvidas nas cadeiras do curso. Serão exibidas ainda criações resultantes de um projeto de parceria do curso de Moda com quatro confecções da cidade: Sonolenta, Cinco Marias, Decolores e Tricotrama. O projeto faz parte da disciplina de Pesquisa e Desenvolvimento de Produto, ministrada pela professora Aline Machado; enquanto os alunos criaram desenhos, as empresas confeccionaram as peças.
História
Criada em 2006, a Grife UCPel vem concebendo artigos de vestuário e outros produtos de uso pessoal. Com o surgimento do curso de moda, no ano seguinte, as roupas passaram a ser concebidas exclusivamente pelos estudantes, que acompanham a produção nas fábricas, uma forma de aplicar a teoria adquirida em aulas práticas, valorizando a criatividade e o trabalho das turmas, compostas, na maioria, por mulheres.
Fora do evento de hoje, as peças criadas pelos alunos são conhecidas, e adquiridas, na Livraria Educat, localizada no prédio principal da UCPel. Além delas, os clientes encontrarão outros artigos, como bonés, pastas, estojos, mateiras, agendas, chaveiros, canetas, garrafinhas “squezze”, usadas por praticantes de exercícios, dentre outros artigos.
Pioneirismo
A Universidade Católica de Pelotas foi a primeira Instituição de Ensino Superior da Metade Sul do RS a constituir um curso para formar designers de moda. Sua duração é de três anos e seu foco é o desenvolvimento de produtos. A decisão de criar o curso de moda, entre outros, foi tomada em virtude da demanda por essa formação e da necessidade de promover o desenvolvimento regional, buscando contribuir para o surgimento de um pólo de produção de moda na cidade.
O setor de moda é o segundo do setor privado que mais emprega no País e com espaço crescente nos mercados nacional e internacional. Não à toa o País possui o maior número de cursos de graduação na área do planeta, cerca de 50.