/ Notícias / UCPel desenvolve software para apoio à telemedicina
UCPel desenvolve software para apoio à telemedicina
Expoente na área de saúde da região, a Universidade Católica de Pelotas (UCPel) uniu Medicina e Informática para o desenvolvimento de um projeto de novas tecnologias para a saúde financiado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Nesta semana, a instituição recebeu a visita de três técnicos que aprovaram o software dedicado à área da saúde e que deve, segundo eles, contribuir para apoiar a telemedicina nacional. Por enquanto, detalhes do projeto ainda estão sob sigilo até a liberação do registro de propriedade intelectual.

O software foi desenvolvido durante três anos, com o apoio de professores da UCPel, médicos do Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP) e 26 alunos de graduação bolsistas e voluntários dos cursos de Medicina e da área de Informática.

O projeto integrou ensino, pesquisa e serviço. Além da participação ativa dos estudantes da Católica, possibilitou a aquisição de equipamentos de digitalização de imagens radiológicas que possibilitou ao HUSFP ser o único da cidade que oferece a tecnologia da radiologia digital para clientes do Sistema Único de Saúde (SUS). O valor investido pelo BNDES foi de meio milhão de reais, para exames de testes, equipamentos, profissionais e bolsistas.

A pesquisa conta com a coordenação dos professores Letícia Oliveira de Menezes e André Vinícius dos Santos, com o apoio dos médicos Ernesto Sousa Nunes, Otávio Hisse Gomes e Sandro Schreiber de Oliveira.

De acordo com Letícia, a avaliação dos técnicos do BNDES foi positiva e há interesse na continuidade e ampliação das pesquisas. "O projeto foi muito importante para a comunidade acadêmica porque agregou duas áreas que juntas podem prosperar muito mais. O maior benefício é conseguir que os alunos visualizem como podem contribuir para a ciência de forma interdisciplinar", salientou.