UCPel e Associação Cruz Alta de Futsal (ACAF) fizeram uma partida de muito equilíbrio, movimentação e boa qualidade. Mas, no geral, o time da Católica esteve com o quadro a seu favor e não soube administrar a vantagem de placar e um jogador a mais na quadra.
A ACAF começou melhor, mais insinuante nos primeiros dez minutos de jogo, e forçou o goleiro Junior a, pelo menos, três grandes defesas. E foi em um destes ataques que Gugu chutou e o goleiro da UCPel, com a visão encoberta, não conseguiu a defesa. A bola passou por baixo do corpo dele. Era o gol de abertura em favor da ACAF, aos oito minutos da etapa inicial.
Mas quem acha que a UCPel recuou, está enganado. A entrada de Bruno Grigolleti no jogo deu um novo fôlego à equipe pelotense. Foi justamente dele o gol de empate. Bruno recebeu na metade da quadra e mandou uma bola no ângulo do bom goleiro Zé, marcando um golaço.
Depois da igualdade, a Católica cresceu mais no jogo e, a todo momento, levava perigo ao gol adversário, porém era barrada pela atuação do goleiro de Cruz Alta. Quando restavam três minutos para o fim do primeiro tempo, Bruno Grigoletti recebeu, depois de uma troca de passes, e mandou para a rede a virada pelotense. O capitão Diegão pegou uma pancada do meio da quadra, um chutou forte, sem defesas, e ampliou a vantagem: UCPel 3 a 1.
Tudo estava a favor dos comandados de Betinho naquele momento, mas não souberam administrar. Faltavam só vinte segundos para encerrar a etapa inicial, quando, depois de uma cobrança de lateral, Kiko antecipou a marcação da UCPel e fez o segundo da ACAF. Dezoito segundos depois, em saída errada da Católica, Léo aproveitou e deixou tudo igual na conclusão do primeiro tempo. UCPel 3 x ACAF 3.
Veio o segundo tempo e a expectativa de como o time pelotense reagiria emocionalmente. E diferente do que se poderia pensar, foi bem. Com um minuto e meio de bola rolando, Júnior Timm chutou e pôs mais uma vez a Católica na frente: UCPel 4 a 3.
A partir daí, o jogo ganhou em emoção. Os comandados de Betinho tiveram duas oportunidades de marcar o quinto e pararam nas defesas de Zé. A ACAF também pressionava e o goleiro Júnior era exigido. Era um momento do jogo muito igual.
Quando restavam quatro minutos para o fim, o velho ditado prevaleceu: “quem não faz, toma”. Marcelinho recebeu pela direita da quadra e mandou o empate cruz altense.
Mas dois minutos após o próprio Marcelinho foi protagonista de um lance forte e resultou na expulsão dele. Teoricamente, criou um quadro amplamente favorável a UCPel: jogo empatado e um jogador a mais. Mas, na prática, foi tudo diferente, um desastre total.
Com um minuto e quinze para o encerramento, erro de marcação, Kiko coloca a ACAF na frente e incendeia o torcedor. O técnico Betinho passa a utilizar Júnior Timm de goleiro-linha para ganhar mais ofensividade, porém a UCPel comete mais erros. Em uma saída errada, proporciona a Kiko fazer o sexto. Bruno Grigolleti ainda descontou, mas Ademir ampliou com dois segundos para o encerramento. Fim de jogo em Cruz Alta: ACAF 07 x 05 UCPel.
“Não tem cabimento o que aconteceu hoje aqui. Um jogo que tivemos postura, duas bolas na trave, um homem a mais e vacilamos. Perdemos para três jogadores, é inacreditável”, disse, em tom de desabafo, o técnico da UCPel, Betinho.
Mesmo com a derrota, a UCPel permanece na terceira posição e depende de dois pontos nas duas partidas restantes desta segunda nesta fase para se classificar. A primeira será no próximo sábado contra um adversário direto, fora de casa: o América de Tapera. No dia 15, recebe a AJUC, em Pelotas.
ACAF 07 x 05 UCPel
Local: Ginásio Municipal de Cruz Alta.
UCPEL – Júnior, Diegão, Biel, Júnior Timm e Jé. Entraram Bruno Grigoletti, Rafael Votto, Sérgio, Pedrinho. Técnico: Betinho.
ACAF – Zé, Léo, Ademir, Kiko e Marcelinho. Ainda participaram Gugu, Seco, Péty, Tiaguinho e Rafael. Técnico: Vinícius Piazza.
Gols – UCPel - Bruno Grigoletti (03), Júnior Timm e Diegão.
ACAF - Léo (02), Kiko (02), Ademir, Marcelinho, e Gugu.
Árbitro 1 – Paulo Pisoni
Árbitro 2 – Jairo Beal
Anotador – Cleber Enil da Silva Helberg
Cronometrista – Tiago Garcez Vicente
Futsal feminino
O placar do jogo de futsal feminino também foi negativo. O São José, de Porto Alegre, ganhou das meninas da UCPel por 7 a 2.