/ Notícias / UCPel dará início à terceira etapa do Programa Negócio a Negócio
UCPel dará início à terceira etapa do Programa Negócio a Negócio
UCPel dará início à terceira etapa do Programa Negócio a Negócio
O Programa Negócio a Negócio, desenvolvido desde 2012 na Universidade Católica de Pelotas (UCPel), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), está implementando neste mês a terceira etapa nas empresas que já vêm sendo atendidas pelo projeto.  

A UCPel é uma das sete instituições do estado escolhidas pelo SEBRAE para atender à etapa, dando oportunidade aos alunos para que possam atuar como consultores. Entre elas estão a Faculdade de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul  (FADERGS), a Universidade FEEVALE, a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), a Universidade de Caxias do Sul (UCS), a Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ) e a Universidade de Passo Fundo (UPF).

A proposta é que as empresas que já passaram pelas duas primeiras etapas possam receber o auxílio dos alunos na parte de melhorias de layout. O Negócio a Negócio oferece atendimento gratuito para empreendedores individuais formalizados e microempresas gaúchas. 

O programa começou no segundo semestre de 2009 e já atendeu mais de um milhão de empreendedores individuais e microempresas em todo o Brasil. No ano de 2013, os alunos da UCPel realizaram mais de 7.500 atendimentos em empresas formais. Neste ano, o número de atendimentos já ultrapassou 7.600 e a meta é chegar a mais de 9 mil atendimentos. 

A consultoria, totalmente gratuita, é dividida em ciclos, como visita de coleta de dados, diagnóstico e sugestão de ferramentas de qualificação. Após estas etapas, um novo ciclo é repetido para a realização da análise do que foi possível ser implementado. Também, é feita uma nova coleta de dados para comparação de diagnóstico e um acompanhamento final. 

De acordo com o coordenador do Escritório de Desenvolvimento Regional (EDR), professor Samuel Ongaratto, esta etapa deve iniciar com o atendimento a 200 empresas, sendo mais voltada para a parte de design e inovação, em que os alunos poderão prestar consultoria em layout de interiores, com atividades como vitrinismo, iluminação, combinação de cores e demais aspectos dos ambientes de empresas da área de varejo. “É uma ótima oportunidade para os alunos aprenderem como funciona uma empresa na prática e  observar o que os empresários enfrentam no dia a dia para prestarem um serviço de qualidade”, destacou.

Empresários interessados em receber a consultoria podem solicitá-la junto à UCPel, pelo telefone (53)2128-8292 e no SEBRAE, pelos números (53)3225-0541 e (53)3227-0060.   

Oportunidade
Além de o aluno exercitar o que aprendeu fora da sala de aula, dependendo de sua produção, tem a possibilidade de obter um ótimo retorno financeiro. Para cada atendimento realizado e finalizado, é pago ao consultor o valor de R$ 35,00. Todo treinamento e material necessário para a realização das atividades é disponibilizado pela UCPel. 

A terceira etapa do Negócio a Negócio é destinada preferencialmente a alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo, mas alunos dos demais cursos da UCPel também podem participar. Os interessados devem procurar o Escritório de Desenvolvimento Regional (EDR), localizado no Campus I da UCPel (rua Gonçalves Chaves, 373), no Prédio E, sala 204. Os horários de atendimento são de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (53)2128-8292. 

O primeiro treinamento ocorreu no dia 23 de outubro, e foi ministrado por uma equipe do SEBRAE. O próximo está agendado para ocorrer no dia 29.
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?