/ Notícias / UCPel dá início ao Seminário Nacional sobre Linguagem e Ensino
UCPel dá início ao Seminário Nacional sobre Linguagem e Ensino
03.10.2012 | 16:19 | #letras
UCPel dá início ao Seminário Nacional sobre Linguagem e Ensino
Autoridades brasileiras renomadas, estudantes e profissionais da área de Letras se encontram, desta quarta-feira (3) até o dia 5, na Universidade Católica de Pelotas (UCPel). A discussão dos novos desafios nas áreas de ensino e linguagem estão sendo debatidas no 7º Seminário Nacional sobre Linguagem e Ensino (Senale). A convergência de informações oriundas de pesquisa e experiências de sala de aula teve início pela manhã, com a conferência de abertura do evento, ministrada por uma das maiores autoridades em Análise de Discurso do país: a professora Eni Orlandi.

Na abertura, a presidente da comissão organizadora, professora Aracy Ernst, disse que o encontro oportunizava que profissionais altamente qualificados discutissem temas relevantes socializando os avanços do conhecimento. “Participam da busca por resultados em linguagem e ensino em um mundo que mudou rápido demais”, salientou.

O reitor da UCPel, José Carlos Bachettini Júnior, disse que receber mais de 700 participantes e renomadas autoridades da área é motivo de júbilo. “Que nestes próximos dias a língua e a linguagem sejam protagonistas de elevadas discussões que promovam uma intervenção positiva nas práticas de ensino”, finalizou.

Conhecimento
Sob a temática Discurso e ensino: possibilidades, a professora da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Eni Orlandi falou sobre a relação do sujeito com a língua institucionalizada. Tratou ainda da relação dos sujeitos com o imaginário da língua na escola e a relação, via escola, ou discursos sociais, dos sujeitos com a língua. A pós-doutora agradeceu o convite para o evento, que classificou como um espaço intelectual de produção persistente, marcado pelo crescimento e pela consistência. “É um trabalho maravilhoso e me sinto honrada por ter sido convidada para participar desse evento de relevância não só para o Estado, mas para todo o Brasil”, pontuou.

Professoras da rede estadual graduadas na UCPel, Vanessa da Rocha, 26, e Rosana Machado Gonçalves, 51, tinham duas motivações: atualização e contato com grandes nomes da área. “É importante estarmos ‘por dentro’ das novidades e formas de aplicar o conhecimento para os alunos de uma maneira diferenciada e motivadora. É uma reciclagem”, opinou Rosana.

Vanessa estava a ponto de ver ao vivo a autora que estudava nos livros, Eni Orlandi. “É um evento que tem palestras ‘de peso’. Aqui temos a oportunidade de ver os próprios autores defenderem as teorias que estão nos livros, discutir e perguntar”, disse.

Programação
Na programação do evento para os próximos dias estão palestras, mesas redondas, minicursos e comunicações individuais. Haverá a participação de pesquisadores como a coordenadora do Grupo de Pesquisa Gramática de usos do português do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Maria Helena de Moura Neves, e o Coordenador da Área de Letras e Linguística da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Dermeval da Hora Oliveira.