/ Notícias / UCPel dá início à Jornada de Urgências e Emergências Clínicas e Cirúrgicas
UCPel dá início à Jornada de Urgências e Emergências Clínicas e Cirúrgicas
28.08.2012 | 18:09 | #medicina
UCPel dá início à Jornada de Urgências e Emergências Clínicas e Cirúrgicas
O curso de Medicina da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) realizou na segunda-feira (27) a abertura da 1ª Jornada de Urgências e Emergências Clínicas e Cirúrgicas, que ocorre até sexta-feira (31). O evento é uma promoção da Liga Acadêmica de Urgências e Emergências Médicas (LAUEM) e da Liga Acadêmica de Cirurgia Geral (LACIGE), sob responsabilidade da professora Mônica de Moura Mendes.

A palestra que abriu a noite foi proferida pelo cardiologista do Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul, médico Daniel Rios Ribeiro. Explanando sobre o tema Edema agudo de pulmão, Ribeiro disse acreditar que a importância do assunto está ligada à frequência com que os futuros médicos se deparam com o problema no dia a dia do Pronto Socorro de Pelotas (PSP), onde estagiam. Aliás, as palestras foram elaboradas com o intuito de contemplar problemáticas comuns na prática dos acadêmicos.

Segundo os membros da comissão organizadora do evento, Henrique Godinho – que é presidente da LAUEM – e Werner Izolan – que preside a LACIGE –, a procura pelas inscrições surpreendeu. “O interesse por essa área é alto. Tivemos inscrições de alunos de toda a área da saúde e até de outras instituições, como a UFPel [Universidade Federal de Pelotas]”, disse Izolan.

A 1ª Jornada de Urgências e Emergências Clínicas e Cirúrgicas da UCPel ocorre no Auditório Dom Antônio Zattera. Confira a programação dos próximos dias.

Terça-feira, 28 de agosto
19h - Abertura
19h20min – Palestra Manejo AVC isquêmico, com chefe do Serviço de Neurocirurgia do HUSFP, médico Vinicius Guedes;
20h10min – Palestra Queimaduras e transplante de pele, com cirurgião plástico da Santa Casa de Porto Alegre e da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), médico Tiago Falcão;
20h50min - Coffee Break
21h10min – Palestra Atendimento na sala de urgência, com médico da Residência em Medicina Interna do PSP, Achilles Genttilini Neto.

Quarta-feira, 29 de agosto
19h - Abertura
19h20min – Palestra ACLS, com instrutor de ACLS da American Heart Association, médico Samir Schneid;
20h10min – Palestra Coma na sala de Emergência, Coordenador da Associação Procura Órgãos, Newton Primo;
20h50min - Coffee Break;
21h10min – Palestra Cólica renal, conduta clínica, com professor associado e doutor em Nefrologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), médico José Morales.

Quinta-feira, 30 de agosto
19h – Abertura;
19h20min – Palestra Urgências oculares, com oftalmologista, médico Rafael Loeff;
20h10min – Palestra Manejo da asma e DPOC na urgência, com pneumologista, médico do CTI/HUSFP e professor da UFPel e da UCPel, Ricardo Noal;
20h50min - Coffee Break;
21h10min – Palestra Gestação ectópica rota, com médica plantonista da Maternidade do Hospital Escola da UFPel (FAU), Ettiene Mattos.

Sexta-feira, 31 de agosto
19h - Abertura
19h20min – Palestra Avaliação por imagem – Abdome agudo, com radiologista do HUSFP, médico Otávio Gomes;
20h10min – Palestra IAM, com presidente da Sociedade de Cardiologia do Rio Grande do Sul, médico Justo Antero Sayão Lobato Leivas;
20h50min - Coffee Break;
21h10min – Palestra Urgências proctológicas, com coloproctologista, médico Marcelo Britto;
21h50min – Encerramento.