/ Notícias / UCPel cria ambulatório pioneiro voltado à saúde ampla do idoso
UCPel cria ambulatório pioneiro voltado à saúde ampla do idoso
25.09.2013 | 18:09 | #medicina #fisioterapia #psicologia
UCPel cria ambulatório pioneiro voltado à saúde ampla do idoso
Pelotas e região contam com um novo espaço voltado para oferecer atendimento completo à saúde do idoso. O Ambulatório Multidisciplinar da Saúde do Idoso da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) está em funcionamento há pouco mais de um mês e tem como principal objetivo promover um envelhecimento bem-sucedido, sem sequelas e que garanta qualidade de vida e independência ao idoso.

Um dos grandes diferenciais do atendimento, que funciona através do Sistema Único de Saúde (SUS) e ocorre no Campus da Saúde Dr. Franklin Olivé Leite, é a ampla avaliação oferecida ao paciente. Além das questões relacionadas à saúde geral também é realizado um atendimento mais abrangente, levando em conta questões ligadas à memória, às emoções, aos riscos de demência e de queda.

As avaliações são realizadas por acadêmicos dos cursos de Medicina, Psicologia e Fisioterapia da UCPel, orientados pelas professoras Isabel Lorenzet, Alessandra Peres e Cleci Blois. Além do ganho para o paciente, os acadêmicos que atuam junto ao Ambulatório também acumulam experiência e treinam o olhar para além da sua especificidade. “Para o aluno é importante o aprendizado em uma equipe multidisciplinar para detectar as diferentes possibilidades de cada área e como cada profissional pode contribuir”, avalia a professora Alessandra.  

Segundo a professora Isabel, a ideia é que no futuro nutricionista, fonoaudiólogo e terapeuta ocupacional se juntem ao projeto, que além de médico oferece psicólogo e fisioterapeuta aos idosos que lá são atendidos. “Queremos oferecer uma avaliação o mais completa possível”, complementa. 

Para a acadêmica do curso de Psicologia, Regiane Heidemann, a experiência vem sendo muito interessante por possibilitar a atuação conjunta com a Medicina e a Fisioterapia. “Com esse tipo de intervenção podemos oferecer ajuda ligada à parte fisiológica e psíquica”, diz. De acordo com a estudante, principalmente no atendimento ao idoso é possível identificar a importância da conversa para aliviar sofrimentos. “Muitas vezes eles não conseguem conversar com familiares e aqui acabam se sentindo cuidados, o que diminui a sensação de abandono que muitos vivem”, disse. 

Opinião compartilhada pelo estudante do quinto ano de Medicina, Gabriel Barbieri, que destaca que o tipo de acompanhamento oferecido pelo Ambulatório é fundamental para os idosos, principalmente para aqueles que têm problemas de saúde crônicos. “O acompanhamento psíquico nessa fase também é importante devido às grandes mudanças pelas quais esse público passa”, avalia. 

A visão ampliada do que cada área pode contribuir para auxiliar nos objetivos propostos é um dos pontos mais importantes do projeto, destaca a professora Cleci. Para ela, é interessante que o aluno de Medicina, por exemplo, tenha conhecimento do que outras áreas fazem, assim como os da Psicologia e da Fisioterapia. “O aluno tem a possibilidade de aplicar todo o seu conhecimento acumulado”, complementa Alessandra. 

Atendimento já está sendo oferecido 
Conforme explica a professora Isabel, para poderem ser atendidos no Ambulatório os idosos precisam ser encaminhados através de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou pela Secretaria Municipal de Saúde. “Quando o paciente é atendido aqui, conseguimos encaminhá-lo para ter um acompanhamento específico como com a Fisioterapia ou Psicologia, ou ainda em grupos de convívio, caso seja necessário”, explica. 

Para Isabel, a diferença em um atendimento que realiza uma avaliação geriátrica ampla é que se consegue detectar aspectos que em um atendimento de rotina não seria possível, em função do pouco tempo. Lá, o atendimento é demorado, para possibilitar aos estudantes detectar risco de quedas, riscos de fraturas, força muscular, mobilidade, independência e capacidade funcional. “Essa avaliação permite trabalharmos também de forma preventiva, visando minimizar riscos de futuros problemas”, diz.

Humanização 
Um atendimento humanizado, onde o paciente é olhado em sua totalidade. No espaço é possível perceber que os acadêmicos e professores ouvem, compreendem, acolhem e consideram as opiniões, queixas e necessidades de cada idoso.  

Todo esse cuidado foi sentido pelo aposentado Daril Hartwig, de 80 anos. Para ele, o diferencial do local é justamente a atenção que recebe dos estudantes e profissionais que lá atuam. “Sempre sou bem atendido e o pessoal é bem atencioso”, avalia. O aposentado retornava ao Ambulatório para a realização de um check up para verificar como estava a sua saúde e prevenir possíveis complicações de sua pressão alta. 
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?