Em noite inspirada, no sábado (19), a equipe de futsal da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) venceu a AGEL de Garibalde por 3 a 2 e conquistou os primeiros três pontos no estadual Série Ouro. Com superioridade durante toda a partida, os diferenciais da Católica foram as finalizações e o sucesso nos desarmes do adversário.
O jogo iniciou animado para o azul e branco. Logo no primeiro minuto de jogo, o goleiro Gustavo lança para Maurício que se livra da marcação e com categoria coloca entre as pernas do goleiro Jonatan, 1 a 0. A Católica segue pressionando com chances claras de gol. Porém, a AGEL também não deixa o goleirão Gustavo tranqüilo, obrigando-o a fazer belas defesas. Já faltando pouco mais de dois minutos para o encerramento do primeiro tempo, Pulga se livra da marcação e chuta cruzado, marcando o segundo da UCPel, 2 a 0.
O segundo tempo inicia calmo, com bolas bem trabalhadas de ambos os lados, porém, sem finalizações. Aos sete minutos, após uma pressão da equipe de Garibaldi, o pivô infiltra e entra livre cara-a-cara com Gustavo que faz espetacular defesa. Faltando pouco mais de cinco minutos, no contra ataque da UCPel, Duda em uma girada maravilhosa passa para Maurício marcar seu segundo na partida e o terceiro da UCPel, 3 a 0. É então que o fantasma do goleiro linha volta a assombrar a equipe da Católica. Rochinha assume a função nas jogadas de ataque. A diferença numérica pesa. Na movimentação e armação da jogada a defesa da UCPel abre espaço e Rochinha desconta para AGEL, 3 a 1, faltando quatro minutos. Uma bola na trave anima novamente a UCPel. Mas é Garibaldi que pressiona e marca o segundo, novamente com Rochinha em jogada semelhante ao primeiro gol, 3 a 2, faltando um minuto e vinte segundos. A partida encerra com a UCPel administrando o tempo restante e garantindo a sua primeira vitória na competição.
A Católica joga novamente no próximo sábado (26), às 19h30min, contra a URI de Santiago.
Com a palavra o treinador
Para o técnico Betinho a equipe da Católica jogou bem e mereceu a vitória. “Taticamente a equipe foi o que treinou durante a semana”. Quanto a dificuldade e a pressão que a equipe sofreu no segundo tempo, Betinho atribui à estratégia do goleiro linha. “Jogar contra o goleiro-linha é difícil. Toda a dificuldade está na diferença numérica de jogadores que atacam”.
Para a próxima semana a equipe deve seguir o planejamento feito pela comissão técnica. “A vitória fez a adrenalina subir e vai trazer novo ânimo para o grupo trabalhar”, finaliza Betinho.
Apoio
Para cumprir com a exigência da Federação Gaúcha de Futsal e dar segurança a jogadores e torcedores, uma ambulância da Unimed Pelotas esteve presente durante toda a partida, garantindo o socorro médico, caso fosse necessário.
Ficha técnica:
UCPel:
Iniciou jogando com: Gustavo, Fabre, Roger, Je e Maurício.
Estavam à disposição: Júnior, Duda, Pulga, Mauricinho, Rafael, Adriano e Sérgio.
Técnico: Betinho
AGEL:
Iniciou jogando com: Jonatan, Rochinha, Maninho, Bruno e Wagner.
Estavam à disposição: Joel, Marinho, Guilherme, Felipe, Júlio César e Biscuí.
Técnico Vaner Flores
Arbitragem:
Telmo Teixeira e Flávio Alves Silva
Anotadora: Silvia Juliana Becker
Cronometrista: Jossemar Barreiro