/ Notícias / UCPel conquista acesso a bancos de dados da CAPES
UCPel conquista acesso a bancos de dados da CAPES
23.03.2009 | 00:00
UCPel conquista acesso a bancos de dados da CAPES
A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) conquistou a chave de dois dos maiores conglomerados virtuais do conhecimento científico. Restritos apenas a instituições estatais e um grupo seleto de instituições de ensino como as pontifícias universidades católicas, os bancos de dados Scopus e Science Direct da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) agora estarão com livre acesso pelos estudantes da Católica. A UCPel é uma das 51 instituições de ensino particulares do Brasil inteiro, e uma das três gaúchas a obter a licença.

O reitor Alencar Mello Proença esteve em Brasília no dia 18 para assinar o convênio com o ministro da educação, Fernando Haddad, e o presidente da CAPES, Jorge Almeida Guimarães. O acesso gratuito estará à disposição de toda a comunidade acadêmica da Católica, incluindo alunos de graduação.

De acordo com o reitor da UCPel, a universidade recebeu a concessão em virtude da atuação do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Comportamento, que atingiu o conceito máximo – nota cinco – na avaliação da CAPES. “Em função dessa excelência, e também do desempenho do Programa de Pós-Graduação em Letras, a Católica adquiriu esse direito ao acesso. É uma distinção, um novo status que a Universidade atinge e que a diferencia de modo especial no Rio Grande do Sul. O alcance desse convênio é enorme, um diferencial significativo para os nossos alunos”, comemorou.
Para o reitor, o acesso aos bancos de dados é um dos maiores passos dos últimos tempos em termos de pós-graduação na UCPel.

Mas não é apenas a pós-graduação que sai ganhando. Todos os alunos da Católica poderão usufruir do conhecimento. “Isso nos coloca em outro patamar em termos de pesquisa, pós-graduação e também em graduação e extensão”, salientou a pró-reitora acadêmica, professora Myriam Siqueira da Cunha.

O conhecimento a um clique
Para o coordenador de pós-graduação stricto sensu e pesquisa da Católica, professor Ricardo Azevedo da Silva, os artigos das revistas mais importantes do mundo estarão na mão dos alunos da Católica. Seja pesquisando os que mais lhes interessam, seja lendo revistas completas. Além disso, o trâmite para o contato com artigos, que costumava ser grande e dispendioso, agora estará ao alcance de um clique, gratuitamente. “Isso pode popularizar a leitura de revistas importantes entre os nossos alunos, inclusive de graduação. E, também, que o professor os utilize para atualização, colocando o estudante em contato com o conhecimento de ponta disponível naquele momento”, destacou.

O coordenador do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Comportamento, professor Hiram Larangeira, também comemorou a distinção. “O Portal da CAPES é de excelência, e não é oferecido a qualquer universidade. A informação científica atual ficará disponível a toda comunidade da UCPel”, disse.

Números
O Scopus possui 3,4 mil títulos na área das ciências da vida, 5,5 mil títulos das ciências físicas e 2,8 mil das ciências sociais. 5,3 mil títulos das ciências da saúde, incluindo o Medline, uma grande base de dados da área médica. Possui também 36 milhões de registros de praticamente todas as áreas do conhecimento.

No Science Direct estão disponíveis 2657 publicações periódicas da Elsevier e de outras editoras científicas, cobrindo as áreas de Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Agrárias, Ciências Exatas e da Terra, Engenharias, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas e Letras e Artes.
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?