/ Notícias / UCPel completa 47 anos de presença na região sul
UCPel completa 47 anos de presença na região sul
05.10.2007 | 00:00
UCPel completa 47 anos de presença na região sul

No dia 7 de outubro, são comemorados 47 anos de existência da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). São quase cinco décadas dedicadas à formação de profissionais e à contribuição para o desenvolvimento da região sul. A solenidade de abertura das comemorações do mês de aniversário foi no dia 3, às 9h.

Em 1960, Pelotas conheceu a formação da primeira Universidade do interior do estado do Rio Grande do Sul. Foi o então presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira quem assinou o decreto de formação da Católica. Assim, naquele 7 de outubro, concretizava-se o sonho do fundador, Dom Antônio Zattera: um centro católico de educação e cultura.

Neste período de tempo, a instituição evoluiu investindo na formação dos seus estudantes em ensino, pesquisa e extensão. O início da Católica foi com a Faculdade de Filosofia, criada por Dom Antônio em 1953, e a Faculdade de Ciências Econômicas, em 1955 (cujo funcionamento existia desde 1937, no Colégio Gonzaga). Com a criação de novos cursos, como a faculdade de Filosofia, Ciências e Letras em Bagé (1958), Faculdade de Direito Clóvis Bevilacqua em Rio Grande (1959) e Comunicação Social (1960), formou-se a estrutura inicial da Universidade.

O primeiro decênio foi marcado pelo crescimento das faculdades e dos cursos. Já o segundo decênio, caracterizou-se pela implantação da reforma universitária com o conseqüente plano de estruturação: principalmente essência, natureza e fins da instituição e sua fisionomia estrutural. Os dez anos seguintes, de 1981 a 1990, refletiram a situação difícil do país, com perseverança na luta pelo crescimento. Também nesta época surgiu a Editora e a expansão ao Campus 2. De 1991 a 2000, a Universidade estabeleceu diretrizes e normas gerais que são seu horizonte de pensar e agir. A pesquisa cresceu e três mestrados começaram a funcionar.

Na década atual, o reitor da Universidade Católica de Pelotas, Alencar Proença, destaca que um elemento extremamente relevante foi o credenciamento dos cursos de pós-graduação stricto sensu, quatro mestrados e um doutorado. Ainda em termos de pós-graduação, desenvolve-se uma política de especialização com foco na qualificação profissional. A pesquisa continua passando por processo de maior seletividade, buscando-se na atualidade comprometê-la mais com o desenvolvimento regional e as demandas dos novos tempos.

No que diz respeito às instalações físicas, esta década caracterizou-se por um marcante requalificação dos espaços existentes, ao mesmo tempo em que se processava uma expressiva ampliação com a aquisição de novos espaços, locação de outros e conclusão de obras que se encontravam paralisadas, além de edificações novas.

Nesse campo, cabem, pelo menos, três referências especiais. A primeira refere-se à conclusão das obras do anexo do Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUFSP) e às relevantes reformas introduzidas no HU, que transformaram totalmente sua imagem, deixando como apenas um dado histórico o caos que esse órgão auxiliar viveu no final da década passada. A segunda é a aquisição do complexo do antigo hospital Olivé Leite, hoje Campus da Saúde, com uma área de 4,5 hectares em plena zona urbana da cidade. O terceiro destaque fica por conta da aquisição e locação do antigo colégio Santa Margarida, hoje Escola de Direito da Universidade, e com salas de aula utilizadas também para outros cursos.

Para o reitor, no que diz respeito ao desenvolvimento da instituição, deve ser ressaltada a criação de novos cursos, como os de Fisioterapia, Enfermagem, Design de Moda, Turismo e Secretariado, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Produção Fonográfica. “Por fim, um destaque particular para o crescente processo de inserção da Universidade Católica no desenvolvimento regional, através do Escritório de Desenvolvimento Regional, Itepa, e de um trabalho altamente qualificado no campo da saúde, notadamente, por seu envolvimento no Pronto Socorro Municipal”, disse, lembrando também a atuação de ponta da Rádio Universidade e da TV UCPel. “São veículos que têm reconhecimento de toda a comunidade local e regional, mercê de um trabalho competente e ético”.

Programação do aniversário nesta semana:
8/10
18h30min
Apresentação do Coral da UCPel no Campus 2

9/10
18h30min
Apresentação do Coral da UCPel no Sete ao Entardecer

10/10
18h30min
Apresentação do Coral da UCPel no Campus 1

11/10
15h
Apresentação do Coral da UCPel no Campus da Saúde

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?