O dia 13 de agosto é especial para o curso de Ciências Econômicas com Ênfase em Finanças da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). A data marca o Dia do Economista, quando se comemora 56 anos da regulamentação da profissão. Na UCPel, a comemoração começa à noite, com palestra e coquetel.
Às 19h, no Auditório Central da UCPel, haverá a palestra “A Silvicultura como Veículo do Desenvolvimento Social, Econômico e Ambientalmente Sustentável”, com Maria Fernanda Cavaliéri de Lima Santin, que recebeu menção honrosa do Prêmio de Monografias do Conselho Regional de Economia (CORECON/RS). A entrada é um quilo de alimento não perecível, que será entregue à Capelania da UCPel.
Após, é a vez do coquetel de confraternização, ao qual são convidados os alunos e professores da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e Fundação Universidade do Rio Grande (FURG). Ex-alunos de Economia da UCPel também são convidados. O evento tem como objetivo a integração do estudo econômico da metade sul do estado. O apoio é da Caixa Econômica Federal.
A promoção das comemorações é da UCPel, Associação dos Economistas de Pelotas, Delegacia do Conselho Regional de Economia (CORECON/RS) e Comissão Comemorativa dos 70 anos do curso de Ciências Econômicas da UCPel.
Tema Atual
A palestra aborda uma temática em voga na região. Maria Fernanda trata do panorama da silvicultura no cenário brasileiro, como mercado florestal, principais demandas e dados econômicos. Na pauta, também atenção aos mitos e verdades das questões ambientais, técnicas de manejo e cultivo sustentável. Para encerrar a explanação, a economista fala das possibilidades de desenvolvimento para a metade sul do estado, macro zoneamento ambiental, geração de emprego e renda, certificação florestal e seqüestro de carbono, além das tendências futuras.
A palestrante
Maria Fernanda é graduada em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e mestranda em Desenvolvimento Econômico pelo Programa de Pós-Graduação em Economia da mesma universidade. É coordenadora da Assessoria Econômica do Sindicato das Indústrias Metalmecânicas do Rio Grande do Sul e consultora da SANS Consultoria Ambiental, Jurídica e Econômica.