/ Notícias / UCPel comemora Dia das Crianças na UBS Py Crespo
UCPel comemora Dia das Crianças na UBS Py Crespo
15.10.2015 | 15:33 | #medicina
UCPel comemora Dia das Crianças na UBS Py Crespo
Informações sobre saúde e muita diversão foram os principais atrativos da festa de Dia das Crianças, promovida pela equipe em Estratégia de Saúde da Família da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Py Crespo e pelo acadêmico do curso de Medicina da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Alexandre Moch. Cerca de 230 crianças participaram do evento ocorrido no dia 09 de outubro.

Além de entreter as crianças, a atividade também teve como objetivo atingir familiares que ainda não frequentam a UBS. Durante a tarde, a Liga Acadêmica de Clínica Médica da UCPel ofereceu serviços como teste de visão, aferição da pressão arterial e teste de visão, com o encaminhamento para atendimento posterior na UBS das pessoas que apresentaram algum tipo de alteração.

Já a Liga de Pediatria da UCPel desenvolveu junto aos pequenos um trabalho de conscientização sobre alimentação saudável, além de também realizar o teste de visão. Acadêmicos do curso de Enfermagem propuseram uma atividade para ensinar os cuidados necessários com a higiene bucal. O Programa do Governo Federal Primeira Infância Melhor (PIM) participou com pintura artística no rosto das crianças e com a distribuição de kits de maquiagem.

Na parte das atrações artísticas a apresentação de um grupo de capoeira e da academia de Kung Fu Kun Lun chamou a atenção da comunidade sobre a importância do esporte. Mas uma das grandes atrações da tarde foi o sorteio de brinquedos entre os pequenos, que foram arrecadados através de uma campanha desenvolvida dentro dos Campi da UCPel.

Para o acadêmico da UCPel, a realização do evento só foi possível devido o engajamento da comunidade, de profissionais da UBS, dos agentes de saúde, do CTG Os Farrapos, de acadêmicos e professores da UCPel e de convidados. “A realização da festa teve como principal intenção dissolver o boato existente de que a UBS é fechada. Também foi uma forma de identificar alguns problemas pontuais que não conseguem chegar até a Unidade”, avaliou. O Chico, do Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP/UCPel), também esteve presente no evento.