/ Notícias / UCPel celebra dia do bibliotecário com um espaço que oferta mais de 100 mil livros
UCPel celebra dia do bibliotecário com um espaço que oferta mais de 100 mil livros
12.03.2024 | 16:04 | #institucional
UCPel celebra dia do bibliotecário com um espaço que oferta mais de 100 mil livros

A Biblioteca da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) é um patrimônio da instituição, com mais de 100 mil livros divididos nas diversas áreas do conhecimento: filosofia, religião, ciências, direito, educação,  medicina, administração , arquitetura, letras, literatura, história, geografia, engenharia, entre outras. Nesta terça-feira (12), é comemorado o dia do bibliotecário no Brasil, profissional que tem como objetivo a preservação da memória e o acesso à informação de maneira democrática.  


No início dos anos 70, foi realizada a construção de uma nova Biblioteca Central para a universidade, a partir da fusão das 5 bibliotecas existentes na época. Hoje a UCPel apresenta um novo conceito de ambiente para estudo, com estruturas modernas e climatizadas. Os catálogos de consultas foram substituídos por terminais de computadores, nos quais o aluno pode fazer a escolha das obras por autor, título e palavra-chave, ou consultá-las via Internet. Além da biblioteca física, a universidade possui outras duas  bibliotecas digitais: a  Biblioteca A - que possui uma média de 2500 livros digitais e a Minha biblioteca, com mais de 10 mil livros digitais.


Para associar-se à biblioteca, basta efetuar a matrícula na universidade. De acordo com as normas de empréstimo, todo associado pode ficar dois dias com os livros oriundos de reserva. No empréstimo regular, alunos, professores e funcionários podem ficar de posse de, no máximo, dez livros durante sete dias. Os periódicos podem ser usados para consulta local. O horário de funcionamento da biblioteca é das 8h às 21h.


A bibliotecária da UCPel, Cristiane de Freitas Schim, comenta sobre a decisão de exercer esta profissão: “A minha escolha foi muito ligada ao meu carinho pelos livros. Apesar desse amor, temos hoje a realidade da virtualização das bibliotecas e seus acervos. Realidade essa, que não terá outro caminho. Logo, muda-se o formato, o suporte de transmissão da informação”. Em 2025, Cristiane irá comemorar 30 anos de formada, dedicando-se exclusivamente à disseminação do conhecimento à sociedade. 


O profissional formado em Biblioteconomia está habilitado ao planejamento e execução dos serviços bibliotecários. Dentro da sua área de atuação, o bibliotecário realiza demandas administrativas como a organização de banco de dados ou organização de acervos físicos e virtuais. Sua responsabilidade pode abranger organização e catalogação de acervos de museus, editoras ou centros de documentação.

 

Redação Pedro Vargas

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?