/ Notícias / UCPel atenta para a saúde de idosas do bairro Getúlio Vargas
UCPel atenta para a saúde de idosas do bairro Getúlio Vargas
Na manhã desta quinta-feira (09) a Universidade Católica de Pelotas (UCPel) esteve presente na Escola Mário Meneghetti, no bairro Getúlio Vargas, reunindo idosas das proximidades para a realização de atividade física e apresentação de uma palestra. Trata-se de uma atividade realizada todas as quintas-feiras, desde o dia 14 de março deste ano, como parte do subprojeto Atenção à Saúde do Idoso, do programa Pró-Saúde do Governo Federal.

Com coordenação da professora Moema Chatkin, a Universidade também atua na Secretaria da Saúde e no Campus da Saúde Dr. Franklin Olivé Leite e conta com a participação de alunos dos cursos de Medicina, Enfermagem, Serviço Social, Psicologia e Fisioterapia. “O objetivo é inserir os alunos para oferecer algo para a população e para eles também”, explica a tutora do subprojeto, professora Isabel Lorenzet.

A aposentada Íria Ramson, 65 anos, participou da maioria dos encontros e disse que a atividade tem lhe feito bem, até por estar saindo mais de casa e conversando mais com as pessoas, além de estar se exercitando, algo que não fazia mais. A dona de casa Vera Lúcia Batalha, 63, também é presença frequente nas atividades. “A gente se sente bem. Não sou uma pessoa de movimento e aqui mexo todo o corpo. Tenho artrose e artrite, mas tudo isso tem me ajudado muito. A gente se junta, conhece outras pessoas e troca ideias”, contou.

A aluna do 6º semestre de Fisioterapia da UCPel, Graciele Ferreira, vem auxiliando as senhoras desde o início do subprojeto e reconheceu o bom desempenho. “É importante para melhorar a qualidade de vida. Elas chegaram com uma mobilidade bastante comprometida e a gente já nota uma melhora até no convívio social delas”.