A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) formalizou nesta sexta-feira (10) uma nova parceria com a Prefeitura de Pelotas. A partir de agora, a UCPel assume a gestão da Unidade Básica de Saúde (UBS) Sanga Funda, onde será implantada a Rede Bem Cuidar, programa reconhecido internacionalmente pela inovação no atendimento à comunidade. Com o convênio, esta passa a ser a quinta unidade gerenciada pela Universidade no município.
Inaugurada no final do ano passado, a UBS ganhará inicialmente o reforço de cinco profissionais da Católica. De acordo com o diretor de assistência do Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP), Edevar Rodrigues Machado Júnior, esse número deverá ser ampliado futuramente, agregando outras áreas importantes para garantir um atendimento diversificado à comunidade. "Esse é um compromisso não só ideológico da UCPel, mas também um compromisso social e estamos muito satisfeitos em poder ampliar essa participação na comunidade", destaca.
O desafio da UCPel é ajudar a prefeitura a implantar o modelo de atendimento da Rede Bem Cuidar. Na iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde, premiada pelo Centro de Design Ativo de Nova York e escolhida como a melhor experiência implementada no país pelo prêmio InovaSUS 2015 do Ministério da Saúde, a população tem participação direta na definições, contribuindo para estabelecer as estratégias de prevenção e melhorias na qualidade de vida dos moradores.
"A comunidade só tem a ganhar com essa parceria. Ganhamos com o conhecimento da Universidade e conseguimos formar profissionais dentro da política escolhida, premiada, respeitada como uma boa política municipal", destacou a Secretária da Saúde, Ana Costa.
O reitor José Carlos Bachettini Júnior afirmou que iniciativas como essa são oportunidades de colocar em prática o projeto pedagógico da UCPel, que visa estar próximo da comunidade. " Podemos ensinar atendendo as pessoas. Queremos usar a qualificação do nosso corpo docente e dos alunos com a intenção de melhorar a qualidade de vida em torno dessa unidade", afirmou, ao destacar que a UCPel foi responsável por 119 mil atendimentos, através do Sistema Único de Saúde, no ano passado em Pelotas.