/ Notícias / UCPel assume a gestão da UBS União dos Bairros
UCPel assume a gestão da UBS União dos Bairros
04.10.2013 | 12:04 | #medicina
UCPel assume a gestão da UBS União dos Bairros
Na tarde desta quinta-feira (3), durante solenidade de inauguração da Unidade Básica de Saúde (UBS) União dos Bairros, a Universidade Católica de Pelotas (UCPel) oficializou mais uma parceria com o poder público. O convênio firmado junto à Prefeitura Municipal de Pelotas, por meio do Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP), irá beneficiar mais de duas mil pessoas que residem na localidade do Jardim do Prado, Zona Norte da cidade. O espaço, que deve estar em funcionamento já na próxima semana, foi construído com recursos do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Responsável pela administração da UBS, a UCPel colocará à disposição da comunidade uma equipe de Estratégia em Saúde da Família (ESF). Formado por professores e alunos da Instituição, o grupo conta com médico de família, enfermeiro, dentista, técnico de enfermagem e quatro agentes comunitários.

Conforme explica a professora do curso de Medicina, Kelen Cerqueira, que está à frente da equipe multiprofissional do Posto, 14 alunos devem prestar atendimento à comunidade nesse momento inicial. Eles estarão divididos entre os turnos da manhã e da tarde.

“Ensinar atendendo é o que está fazendo a revolução na nossa Universidade”, ressaltou o reitor da UCPel, José Carlos Bachettini Júnior. Em sua fala, ele fez questão de lembrar que esse processo, no qual o professor - junto com seus alunos - coloca toda qualificação do seu conhecimento à serviço da comunidade, tem feito uma grande diferença não apenas dentro da Universidade, mas, também, no seu entorno. “Sempre que requisitada pelo poder público, dentro do seu fôlego, a UCPel estará pronta para atender”, completou Bachettini.

O representante máximo do poder Executivo se disse bastante satisfeito em saber que pode contar com a parceria da UCPel. “Que este seja o momento de reconhecermos a importância dessa Universidade para a cidade de Pelotas, a qual tanto nos dá em formação acadêmica de qualidade e de serviços prestados à população”, declarou o prefeito Eduardo Leite.

Com a inauguração da UBS União dos Bairros, os acadêmicos dos cursos de Medicina, Enfermagem, Fisioterapia, Serviço Social, Psicologia e, no próximo semestre, também de Odontologia, contarão com mais um espaço de atuação. “Essa nova frente de trabalho contribui para que possamos qualificar ainda mais o processo de formação dos nossos estudantes, pois eles estão sendo preparados para prestar um serviço de excelência junto ao Sistema Único de Saúde (SUS)”, destacou a coordenadora do Centro de Ciências da Vida e da Saúde, professora Moema Chatkin.