/ Notícias / UCPel assina convênio para fomentar empreendedorismo
UCPel assina convênio para fomentar empreendedorismo
14.01.2022 | 13:08 | #institucional #husfp #edr
UCPel assina convênio para fomentar empreendedorismo

Depois de cerca de sete meses de tratativas a Universidade Católica de Pelotas (UCPel) firmou, nesta sexta-feira(14), um convênio de cooperação com a Pontìfica Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), através do TECNOPUC, e Hospital São Lucas (HSL). A parceria quer fomentar o empreendedorismo inovador e o desenvolvimento de startups na área da saúde.

Durante a formalização do termo de cooperação, os gestores das três instituições e também do Hospital São Francisco de Paula (HUSFP), destacaram a importância da união para o intercâmbio tecnológico e científico, a fim de desenvolver soluções capazes de beneficiar a população. O reitor da UCPel, José Carlos Pereira Bachettini Júnior, comemorou a união entre as instituições, e falou sobre como essa iniciativa poderá gerar soluções capazes de melhorar a saúde nos municípios da região, e ter, até mesmo, alcance maior no país e no mundo. “Somos uma pequena universidade, no extremo sul do Estado, mas nosso propósito é grande. Competir é bom, mas é melhor ainda cooperar”, disse ao relatar a satisfação do chanceler da UCPel, Arcebispo Dom Jacinto Bergmann, em saber da parceria com a PUCRS.

Já o vice-reitor da PUCRS, Ir. Manuir José Mentges comemorou a associação à UCPel e salientou que a “cooperação é uma mentalidade, onde todos experimentam e aprendem juntos. A PUC, o HSL e a UCPel unem suas equipes e estruturas à serviço da saúde”.

Colaboração e desafio

O diretor geral do Hospital São Lucas, Leandro Firme, tratou a parceria como uma oportunidade de mobilização para a promoção de ambientes colaborativos focados em criar soluções, inclusive para o momento atual vivido pela saúde. “Através do TECNOPUC captaremos parcerias para o desenvolvimento de sistemas inovadores e sustentáveis, com impacto positivo para a promoção à vida”, destacou Firme.

Ao lembrar do enfrentamento à pandemia, o diretor do HUSFP, Edevar Machado Júnior, falou sobre como os “desafios são capazes de gerarem inovação” e quanto a parceria recém estabelecida será importante para que os hospitais sejam, cada vez mais, promotores da própria tecnologia - “essencial à saúde”, segundoe ele.

Também acompanharam a formalização da parceria o pró-reitor Acadêmico da UCPel, Ezequiel Megiato, o coordenador do Escritório de Desenvolvimento Regional (EDR), Fábio Castro Neves, a diretora do Centro de Ciências da Saúde, professora Moema Chatkin, o diretor administrativo do HUSFP, Maurício Karini, além de gestores da PUCRS, TECNOPUC e Hospital São Lucas.

Entenda o acordo

A partir de agora as duas instituições de ensino superior e o HSL atuarão de forma conjunta na troca de informações, ações e iniciativas de alunos, professores ou empreendedores, para desenvolver projetos em saúde. Será também uma oportunidade, segundo o diretor do TECNOPUC, Jorge Audy, para agregar valor aos negócios das startups voltadas ao setor. “Nunca ficou tão claro que o futuro se faz com ciência, tecnologia e inovação”, afirmou Audy.

A parceria entre UCPel, PUCRS e HSL tem vigência de dois anos. A aproximação entre as três instituições, com a participação do Hospital São Francisco de Paula, foi construída com a ajuda do EDR e começou a ser alinhada após acordo firmado com o Hospital Ernesto Dornelles (HED), no início de 2021.

Redação: Alessandra Senna