A Universidade Católica de Pelotas firmou na última segunda-feira (03) convênio para realização em Pelotas de um curso da Escola Superior da Magistratura, preparatório para a carreira de juiz. A parceria foi assinada com a Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul (AJURIS). As aulas começaram no mesmo dia, para uma turma de 49 alunos.
Destinado aos estudantes egressos da UCPel, a advogados de Pelotas e dos demais municípios da Região Sul, o curso terá duração de um ano. As aulas serão ministradas nas dependências da UCPel. Segundo o coordenador do curso, juiz Marcelo Malizia Cabral, a retomada da Escola em Pelotas foi baseada na tradição da cidade em formar juristas.
A assinatura do convênio contou com a presença do reitor da UCPel, professor Alencar Mello Proença; do presidente da AJURIS, desembargador Carlos Cini Marchionatti; da diretora da Escola Superior da Magistratura, desembargadora Íris Helena Medeiros Nogueira, e do coordenador do Curso de Preparação à Magistratura em Pelotas, juiz Marcelo Malizia Cabral.
De acordo com o reitor da UCPel, a realização do curso em Pelotas “é uma presença forte e qualificadora para a Universidade e para o curso de Direito”. Para a desembargadora, é o primeiro passo de uma parceria duradoura. “A idéia é que futuramente a Escola possa instalar-se permanentemente em Pelotas, bastando para isso que haja interesse dos alunos”. O presidente da AJURIS disse que a parceria entre as instituições é um momento histórico que deve se refletir na sociedade, já que enriquece a comunidade jurídica local.
Mais informações sobre o curso podem ser obtidas em
www.escoladaajuris.com.br.

Desembargadora Íris Helena Medeiros Nogueira, Desembargador Carlos Cini Marchionatti e Reitor Alencar Mello Proença assinaram convênio