/ Notícias / UCPel assina convênio com a Junior Achievement
UCPel assina convênio com a Junior Achievement
11.06.2013 | 16:57 | #institucional
UCPel assina convênio com a Junior Achievement
A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) formaliza, nesta quinta-feira (13), parceria com a Junior Achievement, a maior e mais antiga organização de educação prática em negócios, economia e empreendedorismo do mundo. A partir dessa integração, a UCPel irá apropriar-se da tecnologia da Junior Achievement e a colocará na comunidade, por meio de cursos e atividades em escolas de Ensino Médio da região.

O foco é a disseminação da cultura empreendedora entre os jovens, ainda na escola, e proporcionar uma visão clara do mundo dos negócios. Isso tudo com valores de honestidade, ética, perseverança, respeito, sustentabilidade, coragem e sensibilidade.

As atividades junto aos educandários passam por temas como atitude pelo planeta, miniempresa, mercado internacional, liderança comunitária, ética e setor bancário, além de ações como Torneio de Decisões Empresariais e simulação de ambiente empresarial. "A ideia é tornar os jovens preparados para serem adultos conscientes, que saibam manejar seus recursos financeiros com responsabilidade social. A formação das pessoas tem impacto no desenvolvimento regional", apontou o integrante da Assessoria de Planejamento e Controle da UCPel, Fábio Castro Neves.

“Nossos programas trabalham essencialmente a educação financeira, social e ambiental, para inspirar jovens a empreender. Essas ações não podem ser realizadas sem a visão da academia que percebe a importância de investir em iniciativas que gerem retorno para a sociedade. Por isso, esta ação da UCPel é muito importante”, destacou o diretor da Junior Achievement do Rio Grande do Sul, Daniel Fernandes.

A Universidade está arregimentando voluntários, que serão preparados para difundir a proposta nas escolas. A ação começa em agosto e se estende por um ano. A intenção é que, nesse período, cerca de mil estudantes sejam atingidos.

A assinatura do convênio ocorrerá no estande da UCPel na Fenadoce 2013, às 16h. São esperadas autoridades do Poder Executivo, entidades de classe, diretores de escolas, secretários e coordenadores ligados à área da Educação.

Entidade
A Junior Achievement foi fundada nos Estados Unidos em 1919. Desde que chegou ao Brasil, onde está presente em 23 Estados, já beneficiou 2,6 milhões de alunos e envolveu mais de 100 mil voluntários.

Atualmente, está presente em 124 países onde aplica seus programas, com a atuação exclusiva de voluntários, beneficiando cerca de 10 milhões de jovens ao ano no mundo. Tendo como filosofia, “A vida é um caminho, não um destino, e você é o arquiteto do seu caminho”, acredita na capacidade e na potencialidade do ser humano. Incentiva os jovens a adotar, perante a vida, responsabilidade pelos próprios destinos, determinação de objetivos específicos, realistas e ambiciosos, visando a consecução de metas, coragem para correr riscos, perseverança, pensamento positivo e confiança em si próprios.