/ Notícias / UCPel apresenta coordenadores da Pró-Reitoria Acadêmica
UCPel apresenta coordenadores da Pró-Reitoria Acadêmica
11.02.2016 | 18:42 | #institucional
UCPel apresenta coordenadores da Pró-Reitoria Acadêmica
Com o foco na agilidade e na sinergia em seus projetos e processos, a Pró-Reitoria Acadêmica da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) tem uma nova coordenação de Graduação e Extensão. Luiz Fernando Tavares Meirelles irá liderar os segmentos, cuja proposta vai na direção de um modelo metodológico direcionado à revisão de processos e uso de tecnologias.

Meirelles tem uma história de 22 anos com a UCPel e larga experiência em funções administrativas e acadêmicas na Universidade. Possui MBA em Administração Acadêmica e Universitária e vinha desempenhando o papel de responsável pelo projeto de credenciamento da UCPel na modalidade de educação a distância - já tendo conquistado a aprovação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira do Ministério da Educação (Inep/MEC) para oferta de cursos de graduação no segmento.

Na Coordenação de Graduação e Extensão, Meirelles estará à frente do gerenciamento das atividades acadêmicas vinculadas ao ensino, atividades de extensão e relacionamento com a comunidade. Dentre as perspectivas de curto prazo, estão o apoio ao trabalho dos coordenadores na gestão dos cursos e o forte investimento na relação entre formação acadêmico-científica e empregabilidade. "Ao unir ensino e extensão, buscamos atender os requisitos do Ministério da Educação para os próximos anos, visando tornar significativo o processo de aprendizagem dos alunos", pontuou.

Segundo ele, a intenção é "liderar servindo" e contribuir para o estabelecimento de uma visão sistêmica compartilhada - na qual a concepção de um curso possa refletir todo o contexto institucional e outros elementos significativos para um olhar global.

Conforme a pró-reitora Acadêmica, professora Patrícia Giusti, a atuação do coordenador se dará na continuidade do trabalho do Planejamento Estratégico da Universidade, que ao final de 2015 foi revisado e atualizado.

Formato
Além da Coordenação de Graduação e Extensão, a PRAC terá, ainda, o Núcleo Pedagógico, a Coordenação de Educação Continuada e a Coordenação de Pesquisa e Pós-Graduação Stricto Sensu.

O Núcleo Pedagógico, conduzido pela professora Ieda Assumpção, conta com uma equipe de profissionais da área da Educação e tem o papel de orientar e acompanhar especialmente o Projeto Pedagógico da Universidade e, a partir dele, o direcionamento e a ordenação dos Projetos Pedagógicos dos cursos.

A Coordenação de Educação Continuada, liderada pelo professor José Luís Silveira da Costa, atua principalmente no planejamento e na oferta de cursos de pós-graduação em nível de especialização e residências, além de cursos de curta duração.

A Coordenação de Pesquisa e Pós-Graduação Stricto Sensu, sob responsabilidade do professor Ricardo Pinheiro, tem a missão de gerenciar a pesquisa e Programas de Pós-Graduação (Mestrados e Doutorados), em especial neste ano, último do ciclo de avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Em 2015, a UCPel classificou-se entre as dez instituições com os melhores mestrados do país, e a meta é atingir ainda melhores patamares, adianta a pró-reitora.

Os quatro coordenadores foram apresentados aos coordenadores de cursos da UCPel em atividade especial do Programa de Aperfeiçoamento Docente (PADOC) na tarde desta quinta-feira (11).