/ Notícias / UCPel anuncia CD e criação de selo musical
UCPel anuncia CD e criação de selo musical
02.04.2008 | 00:00
UCPel anuncia CD e criação de selo musical

Por enquanto, a idéia está em fase de amadurecimento, mas o fato anunciado na tarde da quarta-feira (26), durante a primeira audição com os alunos do curso de Tecnologia em Produção Fonográfica da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), promete ser um marco na história educacional e cultural da Região Sul. Trata-se do lançamento do CD que apresentará o curso e a produção musical de seus alunos à comunidade. De acordo com Kleiton Ramil, músico pelotense e idealizador da graduação, a proposta é o primeiro passo para o lançamento de um selo próprio utilizado pela Católica para a divulgação de novos talentos da terra.

“O projeto surgiu de uma conversa informal minha com o reitor Alencar Proença para representar o curso e toda a parte cultural da Universidade. Com esta iniciativa, a UCPel segue o mesmo caminho de grandes instituições de Ensino Superior dos Estados Unidos, por exemplo, que investem em música e arte e acabam gerando verdadeiras plataformas de lançamento para os artistas que surgem nas universidades”, afirmou Ramil.

A partir daí, o projeto para a criação de um selo musical para a UCPel deve estabelecer um núcleo de produção nos moldes de uma gravadora. “Sou tiete de tudo isso. Vejo com bons olhos a idéia de ter sugerido o curso e acompanhar o positivo desenvolvimento do processo como uma bola de neve. Como pelotense ligado emocionalmente à minha cidade, acredito no potencial cultural e educacional daqui e acho mesmo que temos vocação para ir além. Que bom que a Universidade, na pessoa do professor Alencar, apóia estes projetos”, concluiu.

Para o reitor Alencar Mello Proença, esta nova iniciativa representa mais um passo coerente com o grande propósito da Católica: perseguir a qualificação do ensino e ampliar os espaços de integração com a comunidade. “Na medida em que estamos valorizando os talentos musicais da terra colocamos a Católica, cada vez mais, como uma Instituição que apóia a cultura local e regional”, sintetizou.

Empolgação também para os acadêmicos
Conforme a coordenadora da graduação, professora Fabiane Villela Marroni, os próprios alunos se mostram bastante entusiasmados neste primeiro encontro com os professores e, juntamente com a coordenação, têm participado da elaboração dos futuros projetos. “Está sendo uma experiência excelente, marcada pela união e capacidade de articulação entre eles. Os alunos são muito aplicados e ativamente participativos”, destacou.

Para o acadêmico Bruno Pires, de 19 anos, o ingresso no curso de Tecnologia em Produção Fonográfica pode ser considerado um verdadeiro achado em sua trajetória musical. “Já havia feito um curso técnico na área de Turismo, mas foi aqui que encontrei o que eu queria. Ser produtor, para mim, é realizar um sonho”.

Sobre o curso
O curso de Tecnologia em Produção Fonográfica tem duração de três anos e abrange a formação de profissionais aptos a desenvolver todo o processo que envolve a produção fonográfica. Elementos de marketing musical, cinema, teatro, música, produção de espetáculos, funcionamento do showbizz, noções de criação, repertório, seqüências, orientação ao artista, entre outros, integram o programa curricular.

A graduação está vinculada ao Centro de Educação e Comunicação (Cecom/UCPel).

fono_tres.jpg



fono_dois.jpg



fono_um.jpg



fono_quatro.jpg

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?