A escolha profissional é uma decisão cada vez mais difícil de ser tomada devido os diversos fatores externos que podem interferir nessa definição. Para auxiliar estudantes na escolha, o curso de Psicologia da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) ampliou o projeto Habilidades Profissionais já ofertado há alguns anos. A partir de 2017, as orientações poderão ocorrer de forma gratuita dentro da própria escola para grupos de até 15 estudantes.
A iniciativa vem sendo coordenada pela professora Rosane Feijó, responsável pela disciplina de Orientação para Habilidades Profissionais, e contará com a participação dos acadêmicos do oitavo semestre da graduação para o desenvolvimento do projeto nas escolas. “Ao participar do projeto, os acadêmicos da UCPel têm a oportunidade de aplicar os testes e trabalhar em grupo, experiência de extremo valor para a vida acadêmica”, avalia.
Para os estudantes do ensino médio, participar da iniciativa pode ser uma oportunidade para a descoberta de si mesmo e de habilidades, complementa a professora Rosane. O Projeto de Orientação e Habilidades Profissionais mostra aos participantes que a escolha precisa estar integrada com aspectos da personalidade e da identidade, levando também em consideração a análise de determinantes sociais que impactam na escolha da profissão.
A aplicação do projeto envolve três grandes momentos, voltados para o autoconhecimento, informação profissional e o mundo do trabalho. Os encontros ocorrerão semanalmente para grupos de estudantes compostos de 10 a 15 pessoas. A atividade é totalmente gratuita e ocorrerá dentro das escolas interessadas em participar.
Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas através do e-mail habilidades.profissionais@ucpel.edu.br. Estudantes interessados em verificar suas habilidades podem acessar um teste inicial
disponível aqui.