/ Notícias / UCPel adere à Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária
UCPel adere à Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária
UCPel adere à Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária
De 04 e 06 de maio, a Universidade Católica de Pelotas (UCPel), a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e o Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) estarão reunidos para promover a III Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária: As lutas pela terra no Brasil e os 20 Anos do Massacre de Eldorado dos Carajás. O evento terá caráter interinstitucional e será realizado para reforçar o comprometimento das instituições de ensino com o direito à educação e à terra.  

A abertura da Jornada ocorrerá na UFPel e contará durante o dia com exposição fotográfica e exibição de filme. No período da noite, às 19h, no Auditório Dois do Instituto de Artes, haverá a abertura oficial do evento, informa a professora do Programa de Pós-Graduação em Política Social da UCPel, Cristine Jaques Ribeiro. “Na abertura da Jornada vamos apresentar o relatório final da Comissão Camponesa da Verdade que demonstra as violações dos direitos no campo”. 

Conforme explica a professora da UCPel, a Jornada passa a integrar a agenda das instituições de ensino do país comprometidas com a causa. “A UCPel e o IFSul aderiram ao evento realizado pela UFPel para fortalecer a luta da reforma agrária dentro das Universidades”, comentou. O evento também tem como objetivo lembrar os 20 anos do massacre ocorrido em Eldorado dos Carajás.

O segundo dia da Jornada (05) terá espaço no saguão do IFSul Campus Pelotas e também contará com exposição fotográfica e exibição de filme. Pela noite, está programada a realização de um encontro cultural na Casa do Trabalhador. “Haverá a exibição fotográfica e de três filmes diferentes sobre a temática nas três instituições de ensino”, comenta.

Na UCPel, o evento ocorre no dia 06 com exposição fotográfica e apresentação de filme. Às 19h, no Auditório Dom Antônio Zattera, haverá realização de painel com o tema Direito à Terra e Educação. Serão convidados do painel o coordenador da Federação das Comunidades Quilombolas do Rio Grande do Sul, Antônio Leonel Rodrigues Soares, a assentada da reforma agrária e representante setor de educação do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), Raquel Monteiro, e o professor da UCPel e representante do Núcleo de Economia Solidária e Incubação de Cooperativas (NESIC), Reinaldo Tillmann. 

Para participar da programação que ocorre na Católica, interessados poderão fazer a inscrição momentos antes do evento. Confira abaixo a programação dos três dias da Jornada:   

04/05 (quarta-feira) - UFPel

9h às 22h - Exposição fotográfica "Luta pela Terra no Brasil" 
Local: Saguão do ICH/UFPel - Rua Alberto Rosa - 154

14h - Cine Debate. "Massacre Eldorado dos Carajás"
Mediação: Prof. Fernando Cauduro Pureza (Departamento de História ICH-UFPel)
Local: Sala 316 - ICH/UFPel - Rua Alberto Rosa - 154 / 3º andar 

19h - Abertura 
Lançamento: RELATÓRIO FINAL DA COMISSÃO CAMPONESA DA VERDADE: VIOLAÇÕES DE DIREITOS NO CAMPO -  1946 a 1988.
Painel: "A Luta Pela Terra, 20 Anos do Massacre de Eldorado dos Carajás"
Painelistas:  Ildo Pereira - Direção Nacional MST; Cleiton Almeida - MST - PA
Mediação: Profa Lori Altmann (Antropologia ICH-UFPel)
Local: Auditório 2 do Instituto de Artes da UFPel (Rua Álvaro Chaves, 65) 

05/05 (quinta-feira) - IFSul

9h - Exposição fotos (saguão IFSul Campus Pelotas)

14h - Cine Debate. "Terra para Rose". Mini-auditório 2.

19h - Noite Cultural - Local: Casa do Trabalhador (Rua Santa Cruz, 2454)

06/05 (sexta-feira) UCPel

8h às 22h: Exposição fotográfica "Luta pela Terra no Brasil"
Local: Saguão Campus I UCPEL

14h às 17h: Cine Debate. "O Veneno Está na Mesa 2".
Debatedor: Cleomar de Witt - Assentado da Reforma Agrária, liderança do MST e estudante de agronomia
Local: Sala de Vidro - Saguão Campus I UCPEL

19h15min: Painel "Direito à Terra e Educação"
Painelistas: Antônio Leonel Rodrigues Soares - Coordenador da Federação das Comunidades Quilombolas do Rio Grande do Sul; Raquel Monteiro - Assentada da Reforma Agrária e setor de educação do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra e Prof. Reinaldo Tillmann - Núcleo de Economia Solidária e Incubação de Cooperativas - NESIC
Local: Auditório Dom Antônio Zattera. 

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?