/ Notícias / UCPel abre inscrições para o Programa de Nivelamento
UCPel abre inscrições para o Programa de Nivelamento
01.03.2023 | 12:16 | #institucional
UCPel abre inscrições para o Programa de Nivelamento

Estão abertas as inscrições para o Programa de Nivelamento da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Até o dia 15 de março, elas podem ser feitas através do formulário. As atividades são oferecidas gratuitamente. A iniciativa tem por objetivo promover o desenvolvimento de habilidades acadêmicas, uma oportunidade para rever conhecimentos básicos em língua portuguesa, informática, pesquisa e programação.

As atividades do nivelamento de 2023 têm carga horária de 30h (20 presenciais e 10h online) e começam a partir do dia 27 de março. Conheça abaixo as propostas de estudos e os conteúdos.

Informática: objetivo dos estudos é proporcionar práticas,  no contexto do espaço de trabalho do google (vinculado ao email institucional), que facilitem a execução de atividades acadêmicas, dentre as oficinas destaca-se:: edição de texto, apresentação de seminários, pesquisas em bibliotecas eletrônicas entre outras .

Língua Portuguesa I: o estudo propõe reflexões sobre leitura e interpretação textual em diferentes contextos que envolvem a vida acadêmica e profissional. Além disso, trata do estudo de aspectos gramaticais como a acentuação, crase, pontuação entre outros.

Língua Portuguesa II: o objetivo do estudo é oferecer reflexões sobre a importância da leitura e da produção de textos acadêmicos a partir do aprimoramento dos conhecimentos adquiridos. Com isso, o curso prioriza a produção acadêmica, a partir de aspectos básicos de coesão e coerência textual, e a prática da escrita e (re)escrita de textos, direcionadas à produção científica.

Programação: execução de atividades teórico-práticas de modo a auxiliar os estudantes no desenvolvimento do raciocínio lógico, fixar os conceitos essenciais de lógica de programação e implementar algoritmos na linguagem de programação C, visando contribuir para o desenvolvimento acadêmico.

Introdução à Metodologia Científica: a proposta “Olhar(es) para o mundo: uma introdução à metodologia de pesquisa científica” tem por objetivo oportunizar espaços de debate acerca dos fundamentos da construção do conhecimento científico, compreendendo  a lógica da pesquisa científica e sua importância.  Apresenta como desafios: o desenvolvimento de um artigo científico, Resenha crítica, TCC, Projeto integrador.

Redação: Caroline Albaini