/ Notícias / UCPel abre espaço para propostas de novos programas de extensão
UCPel abre espaço para propostas de novos programas de extensão
04.01.2023 | 12:47 | #institucional
UCPel abre espaço para propostas de novos programas de extensão Propostas podem ser cadastradas até o dia 10 de fevereiro (Foto: Leandro Lopes - UCPel)

A Pró-Reitoria Acadêmica (PRAC) da Católica de Pelotas (UCPel), através da Coordenação de Educação Continuada e Extensão e do Escritório de Desenvolvimento Regional (EDR), abriu espaço para que professores da universidade apresentem propostas para o desenvolvimento de programas e projetos de extensão, assumindo como premissas a curricularização da extensão, o desenvolvimento regional e a sustentabilidade institucional. O edital foi disponibilizado para operacionalizar as atividades, com ênfase na formação dos acadêmicos e na inclusão social em suas mais diversas dimensões.

A ideia a partir das novas propostas é estabelecer programas, projetos e atividades de extensão acadêmica para, entre outros objetivos, ampliar e aprofundar a compreensão dos dados de realidade local e regional, definir ações com caráter integrador capazes de promover a cidadania e a inclusão, e desenvolver projetos que, além da relevância social, contribuam para a formação técnica, experiência profissional, aquisição de diferenciais competitivos e desenvolvimento de competências socioemocionais aos estudantes.

Condições de participação

O edital traz os esclarecimentos necessários quanto às condições de participação para os professores da universidade que desejarem apresentar propostas. Os projetos devem, naturalmente, ter coerência em relação às políticas públicas e institucionais, estar vinculados a pelo menos um curso de graduação e ser acompanhados por pelo menos um docente. Além disso, devem, preferencialmente, apresentar em sua descrição a realização de ações interprofissionais,
possibilitando o intercâmbio de conhecimentos entre as áreas, promovendo a interdisciplinaridade.

Existe, ainda, uma linha temática a ser seguida e é necessário observar o princípio da economicidade e o custo/benefício de acordo com as ações previstas, sendo estas condições essenciais para a aprovação da pauta. É possível conferir mais detalhes e esclarecimentos necessários - bem como especificidades sobre a elaboração e aplicação das propostas - no edital, acessando este link.

Cronograma

As propostas podem ser enviadas pelos professores até o dia 10 de fevereiro. O cadastramento é eletrônico, através de um formulário, disponível neste link. No dia 13 será divulgada a lista de projetos inscritos.

A data limite para avaliação dos programas, o que será feito pela Comissão Permanente de Acompanhamento e de Avaliação da Extensão (CoPAAEx), é 17 de fevereiro. Esta também é a data limite para a solicitação de adequações e/ou reformulações das propostas inscritas.

O resultado final será divulgado no dia 3 de março e, na sequência, para o dia 6 está previsto o lançamento do edital de seleção de bolsistas/voluntários de extensão.

Redação: Leandro Lopes