/ Notícias / UBS Py Crespo é inaugurada
UBS Py Crespo é inaugurada
13.09.2012 | 16:35 | #medicina #enfermagem
UBS Py Crespo é inaugurada
Na manhã desta quinta-feira (13), a Prefeitura de Pelotas e a Universidade Católica de Pelotas (UCPel) participaram da solenidade de inauguração da Unidade Básica de Saúde (UBS) Ivo Levien, no bairro Py Crespo. Na ocasião, a Prefeitura entregou a obra do posto, que, fundado em 1988, passou por uma reforma no valor de R$ 42 mil. Ao mesmo tempo, o Executivo selou a parceria com a UCPel, que está presente no local com profissionais da área de saúde há pouco mais de um mês.

A secretária municipal de Saúde, Arita Bergmann, ressaltou a importância da parceria com a UCPel, que passa pelo Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP) e chega à atenção básica, como é o caso das UBS. “Esta Unidade está qualificada porque tem uma excelente equipe e possui o binômio ensino-saúde. É um apoio inestimável”, pontuou. Arita também comentou que foram 11 reformas em UBS neste ano e que, em breve, deverá ser reaberta a Unidade do bairro Santa Terezinha.

O convênio entre a UCPel e a Prefeitura prevê a participação de professores e acadêmicos, 14 da área de Medicina e 12 de Enfermagem, divididos em três turnos. A UBS Py Crespo atende uma área de 40 mil habitantes.

No local, a população é assistida nas áreas clínica, pediátrica e ginecológica. A coordenadora da UBS e professora do curso de Medicina da UCPel, Kelen Cerqueira, destacou que a ação da Católica proporciona que os casos sejam discutidos por um maior número de pessoas. “O paciente é bem avaliado”, destacou. A coordenadora apontou que o trabalho poderá se intensificar a partir da participação de equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF). A previsão é de que três devam ser destacadas em breve. “Os agentes fazem o elo entre a comunidade e a Unidade de Saúde. Além de promover educação na área e prevenção de doenças, as equipes podem encaminhar pacientes com dificuldade de acesso”, observou.

Assistência à população
O prefeito Adolfo Fetter Júnior falou sobre os desafios na área de saúde, a precariedade de recursos financeiros e o sistema de aporte por parte dos governos federal, estadual e municipal. “A saúde é uma prioridade e um grande desafio. O convênio com a UCPel nos ajuda a atender a população e contribui na qualificação dos futuros profissionais da área”, afirmou.

Enquanto a Unidade Santa Terezinha não fica pronta, os moradores da região têm sido atendidos pela UBS Py Crespo. O presidente da Associação dos Amigos do Bairro Santa Terezinha, Nadir Fonseca Benedito, 51, disse que a impressão da comunidade é de bom atendimento. “Conversei com algumas das pessoas atendidas por essa equipe e eles disseram estar contentes”, observou. Segundo ele, a expectativa da população é ter, após a conclusão da UBS Santa Terezinha, dois locais de qualidade. Ao mesmo tempo, comentou, a própria comunidade também precisa fazer a sua parte, colaborando com as UBS. “O ‘posto’ é uma extensão da nossa casa”, resumiu.