/ Notícias / UBS Py Crespo disponibiliza acolhimento em saúde mental para usuários
UBS Py Crespo disponibiliza acolhimento em saúde mental para usuários
03.11.2021 | 14:53 | #enfermagem
UBS Py Crespo disponibiliza acolhimento em saúde mental para usuários

A Unidade Básica de Saúde (UBS) Py Crespo disponibiliza para usuários acolhimento em saúde mental no período noturno. Sob responsabilidade de professores e acadêmicos do curso de Enfermagem da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), o serviço vem sendo bem recebido pela comunidade, que passa a contar com mais um suporte voltado à saúde emocional. 

 :: Confira a matéria em vídeo

Com consultas disponíveis nas sextas-feiras entre 19h e 21h, os atendimentos seguem todos os passos de uma consulta de enfermagem, oportunidade em que a avaliação em saúde mental também é realizada, explica a professora da UCPel, Candida Rodrigues. 

O acolhimento, implantado em agosto, foi idealizado para se tornar campo de estágio em saúde mental, visto que os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) diminuíram o número de grupos devido à pandemia. “Durante a consulta também fazemos os diagnósticos de enfermagem em saúde mental. Tentamos articular com a equipe da UBS o que é possível fazer no cuidado dessas pessoas”, explica a docente.  

Em caso da necessidade de encaminhamento, o paciente é direcionado para outros serviços da rede de atendimento em saúde mental do município. Na avaliação da aluna de Enfermagem, Thais Souza, a participação no acolhimento serve tanto para o crescimento pessoal quanto profissional. “É importante ainda na formação aprender a atender pessoas em sofrimento mental”, avalia. 


Espaço para a escuta 

Para a usuária Clarice Souza, o acolhimento em saúde mental foi disponibilizado na melhor hora possível. “Cheguei no momento em que eu estava precisando muito de ajuda”, lembra. Pela dificuldade em pagar um psicólogo e por trabalhar em horário comercial, as consultas noturnas com os estudantes de enfermagem estão ajudando Clarice a aceitar melhor o diabetes.  

“Quando eu cheguei aqui eu não estava fazendo nenhuma dose de insulina, mesmo sabendo que precisava. Meu problema todo era em relação a isso, a aceitação disso. Hoje já estou conseguindo seguir o tratamento. Para mim, essas consultas são muito válidas”, relata.


Horário estendido

Um dos diferenciais da UBS Py Crespo é o funcionamento noturno, o que possibilita outros tipos de atendimento para além do acolhimento em saúde mental. De acordo com a professora Samanta Bastos Maagh, entre 19h e 21h, ainda são realizados outros procedimentos pelos acadêmicos da enfermagem, como puericultura, coleta de citopatológico e visitas domiciliares. “Acolhemos também toda a demanda espontânea que chega na unidade nesse horário”, completa.  

Usuários interessados em acessar o acolhimento em saúde mental e demais serviços devem fazer o agendamento direto na UBS. A UBS Py Crespo fica localizada na rua Marquês de Olinda, 1291. 


Redação: Rita Wicth - MTB 14101 

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?