/ Notícias / UBS Fátima promove encontro voltado à saúde da mulher
UBS Fátima promove encontro voltado à saúde da mulher
UBS Fátima promove encontro voltado à saúde da mulher
Ter acesso à informação capacita indivíduos para o processo de tomada de decisão que podem afetar de alguma forma suas vidas. O grupo Papo de Mulher, que está sendo desenvolvido pela Unidade Básica de Saúde do bairro Fátima (UBS) da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), propõe, em três encontros, oferecer informações sobre saúde da mulher, programas sociais e questões de Direito relacionadas à mulher e a Lei Maria da Penha.

A primeira atividade ocorreu esta semana e contou com a presença da médica Aline Lisboa, que falou sobre a importância da realização de exames preventivos para detectar os cânceres de colo do útero e mama. 

Para a usuária da UBS, Vera Maria Ribeiro, de 67 anos, que também integra o grupo Hiperdia (grupo de cuidados para hipertensos e diabéticos), a participação nos espaços existentes na UBS é importante para o aprendizado. “A gente acha que sabe de muitas coisas, mas participando desses grupos temos acesso a informações e aprendemos a nos cuidar realmente”, avalia.

O Papo de Mulher integra o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET Saúde - Redes de Atenção), desenvolvido pela UBS do Fátima desde 2013. Para a realização desses três encontros, a atuação da estagiária de Serviço Social, Thaiane Ferreira, foi fundamental. “Antes da participação da Thaiane no projeto a adesão das nossas usuárias era baixa. Ela tem se empenhado junto aos preceptores e bolsistas do PET para motivar as usuárias participarem da atividade”, comenta a assistente social da Unidade, Rosi Marrero. A acadêmica desenvolve na UBS projeto de intervenção junto às famílias assistidas pelo Programa Bolsa Família.

Com o Papo de Mulher, salienta a assistente social, a ideia é trabalhar ações de prevenção de doenças e promoção de saúde, relacionando as temáticas pertinentes da área da saúde a tudo que for pulsante no universo feminino. 

O próximo encontro do grupo será no dia 28, às 14h, com os temas Bolsa Família (formas de acesso) e Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e contará com o apoio da Secretaria Municipal de Justiça Social e Segurança. O último encontro do grupo ocorrerá no dia 04 de junho, no mesmo horário, e tratará sobre prevenção de questões de direitos relacionadas à mulher e a Lei Maria da Penha, e contará com a presença da delegada Lisiane Moraes. Todos os encontros ocorrem no salão da Igreja Nossa Senhora de Fátima, parceira da UBS. 

O projeto conta com a participação da assistente social Rosi, da médica Aline Lisboa e da enfermeira Rita Echevengua. Os bolsistas Douglas Cardoso, de Serviço Social, Renata Brezezinski, da Medicina, Renata Castro e Eduarda Pontes, da Enfermagem, também integram o projeto. 
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?