A Unidade Básica de Saúde Nossa Senhora de Fátima (UBS Fátima) que passa por uma reestruturação desde 2024, a fim de qualificar os espaços de atendimento e garantir mais segurança e qualidade aos usuários, terá 453 metros quadrados e 28 ambientes. A UBS é uma das unidades sob administração da Universidade Católica de Pelotas (UCPel).
A obra, que está na fase de concretagem da laje de forro do segundo pavimento, tem previsão de término para dezembro de 2025. Os investimentos na obra de reestruturação são em torno de 4 milhões de reais. Entre os ambientes da nova UBS estão consultórios, sanitários, sala de imunização, sala de curativos, sala de preparação de pacientes, recepção, entre outros.
Os impactos da reestruturação se concentram na melhoria na qualidade do atendimento, oferecendo à comunidade uma estrutura adequada, com salas climatizadas, acessibilidade e novos equipamentos, proporcionando um atendimento mais humanizado e na valorização dos profissionais e da comunidade acadêmica, diante da possibilidade de atuarem em um ambiente bem estruturado, o que contribui para o aumento da motivação.
De acordo com Daniel Ramalho, Engenheiro Civil da Universidade, a obra também promove um impacto social, por meio do fortalecimento da autoestima da comunidade, gerando senso de pertencimento e orgulho local.
Redação: Vanessa Ferro