/ Notícias / UBS do Bairro Fátima cria programa para incentivar a perda de peso
UBS do Bairro Fátima cria programa para incentivar a perda de peso
13.12.2013 | 15:08 | #medicina
UBS do Bairro Fátima cria programa para incentivar a perda de peso
Recentemente, o Ministério da Saúde divulgou uma pesquisa revelando que 48,5% da população brasileira está acima do peso. Atenta a esse problema e verificando na prática os malefícios que uma dieta inadequada traz, a acadêmica do quinto ano do curso de Medicina da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Bárbara Trein, implantou programa de reeducação alimentar na Unidade Básica de Saúde do bairro Fátima (UBS) que vem transformando a vida de 13 pacientes.

A primeira a sentir os benefícios que uma dieta adequada promove para a saúde foi Isabel Farias, que chegou à UBS com triglicerídeos passando os 2.000 mg/dl, quando o índice considerado normal é de no máximo 200 mg/dl. Isabel lembra que procurou atendimento médico apenas com a intenção de tratar o seu problema quando foi apresentada ao programa Fátima na Medida Certa, que além de reduzir seus triglicerídeos para 695 mg/dl, ainda lhe rendeu 7,5 quilos a menos na silhueta e mais disposição. 

Segundo a acadêmica, para diminuir em pouco tempo o índice de triglicerídeos de Isabel foi adotada uma dieta mais restritiva, a de proteínas, que melhorou o índice em apenas 21 dias. “A dieta da Isabel foi mais restritiva devido ao seu caso clínico, mas com os demais pacientes trabalhamos os conceitos de reeducação alimentar planejado a partir dos hábitos e possibilidades financeiras de cada um”, explica.  

O programa foi criado em setembro deste ano pela estudante devido aos dados da Organização Mundial da Saúde que consideram o índice de obesidade no país já como epidemia. “Durante as consultas, comecei a ver que as pessoas não veem a obesidade como doença”, diz. A sensibilização das dificuldades acarretadas pelo ganho de peso foi sentida na pele pela própria acadêmica, que tinha problemas com a balança já aos nove anos de idade. “Desde pequena participei de grupos de reeducação alimentar, então esse tema está presente na minha vida, tanto que penso em me especializar em Endocrinologia”, conta. 

O sobrepeso pode acarretar uma série de doenças, como problemas cardíacos, diabetes tipo 2 e hipertensão arterial. A redução do peso não apenas diminui o risco de doenças como ainda previne o seu aparecimento, explica a professora do curso de Medicina, Mônica de Moura Mendes. De acordo com a docente, as orientações sobre os fatores de risco associados ao sobrepeso que vêm sendo trabalhadas no programa estão sendo bem sucedidas, e a comunidade do bairro é a principal beneficiada. 

Os 13 quilos perdidos por Andréia Garcia foram responsáveis por tirar a recepcionista da lista de hipertensos. Ao saber do programa, acabou se motivando a participar e mudando totalmente a sua vida. “Desde que iniciei minha reeducação alimentar me sinto mais bonita e disposta, com mais vontade de praticar atividades físicas”, conta. Além disso, a alimentação da recepcionista mudou bastante, com redução de quantidades e fracionamento das refeições associados à escolha de alimentos com uma melhor qualidade nutricional. 

Segundo Bárbara, para todos os pacientes integrantes do programa, que teve como inspiração o quadro do programa de televisão Fantástico - Medida Certa -, a principal orientação foi a redução da quantidade de alimentos ingeridos. “Dicas como evitar refrigerantes, frituras, não comer vários tipos de carboidratos em uma mesma refeição e a prática de exercícios físicos são as principais orientações”. A acadêmica trabalha com o conceito da necessidade de reaprender a comer para os resultados não serem apenas provisórios.

O programa vem obtendo tanto sucesso que já conta com lista de espera. Bárbara contou com a ajuda da também acadêmica Cristina Oliveira para a realização das consultas com os participantes. “Quando soube do projeto gostei da iniciativa por proporcionar para muitos pacientes informações que até então não tinham acesso”, diz Cristina. Segundo ela, o interessante foi justamente aproveitar a consulta de rotina para também trabalhar essas orientações. 

As duas acadêmicas que deram o pontapé inicial no projeto estão se despedindo do atendimento da UBS do Fátima ainda no mês de dezembro, mas o projeto deve continuar com outros acadêmicos, afirma a professora Mônica. Interessados em receber as orientações do programa podem se inscrever na recepção da Unidade, que deverá ofertar o atendimento a partir do mês de janeiro. 
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?