/ Notícias / UBS Areal I é reinaugurada e passa a ser administrada pela UCPel
UBS Areal I é reinaugurada e passa a ser administrada pela UCPel
02.03.2018 | 18:09 | #medicina
UBS Areal I é reinaugurada e passa a ser administrada pela UCPel
Mais uma Unidade Básica de Saúde (UBS) passa a contar com acadêmicos e professores da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) para qualificar o atendimento de saúde. A UBS Areal I foi reinaugurada na manhã desta sexta-feira (02) e entregue para a comunidade com estrutura qualificada e nova identificação visual.

A gestão compartilhada entre UCPel e Secretaria de Saúde deverá contribuir para melhorar o atendimento ao usuário. Como em outras unidades administradas pela Católica, a Areal I adotará o modelo de porta aberta, sem a necessidade de retirada de ficha para realização do atendimento. Além da alteração no acolhimento, o formato de consultas agendadas para usuários com doenças crônicas também será adotado.

Toda a reforma realizada na UBS foi realizada pelo projeto Mão de Obra Prisional no SUS (MOP). Com o investimento de aproximadamente R$ 18 mil e o empenho de cinco apenados do Regime Semi-Aberto, a infraestrutura do local recebeu pintura, troca do revestimento cerâmico e das telhas danificadas, instalação de calhas para evitar infiltrações, nova identificação visual e jardinagem.

Durante a cerimônia de reinauguração, o professor do curso de Medicina, Cayo Lopes, ressaltou o compromisso da UCPel com a qualidade no ensino e na assistência. “Este é o nosso grande desafio e aqui comprovamos isso ao acabar com as fichas e fazer nosso trabalho com o acolhimento”, comentou. Cerca de 20 acadêmicos do curso de Medicina, além de médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem irão atuar no local.

A prefeita Paula Mascarenhas agradeceu a parceria do MOP na realização da reforma do espaço. “Cada vez mais me encanto com essas parcerias qualificadas e um trabalho tão dedicado. O MOP só nos traz orgulho e satisfação, pois é graças a eles que, a cada um mês e meio, temos uma nova unidade reformada”, afirmou.

Participaram da cerimônia o vice-prefeito Idemar Barz, os secretários da Saúde, Ana Costa, de Cultura, Giorgio Ronna, o diretor do Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP/UCPel), Edevar Machado Júnior, o vereador Luiz Henrique Viana, a diretora do Centro de Ciências da Saúde da UCPel, Moema Chatkin, e a coordenadora do curso de Medicina, Regina da Silveira.

A UBS Areal I está localizada na rua Apolinário de Porto Alegre, 290. Os atendimentos são oferecidos das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Com informações da Prefeitura de Pelotas – Redação Rita Wicth – MTB 14101. Foto: Gustavo Vara.