/ Notícias / UBS administrada pela UCPel instala tenda para acolhimento de pacientes com sintomas gripais
14.05.2021 | 14:01 | #medicina

Os pacientes que procuram atendimento no turno da manhã na Unidade Básica de Saúde (UBS) Areal I, administrada pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel), têm sido acolhidos em uma tenda instalada na área externa do prédio. A iniciativa é voltada para pessoas que apresentam sintomas gripais e não é a única no enfrentamento ao coronavírus. Profissionais e alunos da Medicina/UCPel que atuam na unidade também apostam no tele acompanhamento, ou seja, no monitoramento de pacientes suspeitos ou positivos para Covid pelo celular. Essas estratégias pretendem garantir segurança para a  população e para os  profissionais da saúde.

A tenda instalada junto à janela de um consultório da UBS Areal I, facilita e torna segura a avaliação feita em cada paciente que chega à unidade com sintomas gripais. O atendimento inicial, feito por uma dupla de alunos do curso de Medicina/UCPel, é fundamental para classificar o tipo de procedimento a ser realizado- se há ou não suspeita de infecção pelo vírus. Enquanto um estudante vestindo todos os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) recebe a pessoa, outro pela janela coleta dados, fornece medicamentos, receita médica e até mesmo emite atestado, se necessário.

“Fazer esse atendimento na tenda é muito mais seguro para todos. Inclusive, nós alunos participamos da construção dessa estratégia, tudo foi conversado anteriormente para que fosse realmente seguro”, relata o aluno  do 9º semestre da Medicina/UCPel, Rafael Ribeiro De Lellis.

Tenda nas outras UBSs atendidas pela UCPel

O atendimento preliminar na tenda já havia sido adotado em 2020, como orientação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). De acordo com o professor da Medicina/UCPel e um dos médicos da equipe da UBS Areal I, Cayo Otavio Moraes Lopes, o retorno das atividades presenciais dos estudantes dos anos iniciais do curso, assim como a demanda média de 15 consultas diárias relacionadas a problemas respiratórios nesta unidade de saúde  motivaram a retomada da estratégia.

“Nós percebemos que a tenda montada na frente da unidade ajudaria nessa demanda separando o sintomático respiratório do suspeito de Covid, assim  como  das demais demandas. Isso já foi realizado no ano passado quando se percebeu um aumento de casos respiratórios pela manhã, se fez uma pausa no fim do ano e agora retomamos o procedimento na UBS Areal, desde o registro significativo de casos respiratórios desde o início de março”, explica Lopes.

Das seis UBSs administradas pela UCPel,  três implantaram a tenda de acolhimento: Areal I, Py Crespo e Sanga Funda. Nestas duas últimas o registro diário é de, em média,  45 atendimentos no turno dedicado às síndromes gripais, o que revela a necessidade do acolhimento diferenciado. Nas UBSs União de Bairros e CAIC-Pestano a mesma triagem ocorre em uma  área coberta na frente das unidades  e assim separando o fluxo de atendimento dos usuários.

Acompanhamento pelo celular

A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) também apostou na tecnologia para monitorar os pacientes com sintomas gripais que procuram as UBSs administradas pela instituição. Cada unidade de saúde recebeu um celular com pacote de dados para que os profissionais e alunos façam o tele acompanhamento dos sintomáticos respiratórios suspeitos de terem contraído coronavírus e dos positivos.

“Fazemos esse tele acompanhamento desde o primeiro momento que recebemos os paciente até a alta do isolamento,  ausência do sintoma ou pela confirmação do exame negativo. Muitas vezes é necessária uma reavaliação presencial  e por isso orientamos retornar na unidade, pela tenda, e então decidimos se esse paciente precisa  ser encaminhado para Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ou para internação hospitalar”, frisa o professor.

Redação: Alessandra Senna