/ Notícias / TV UCPel lança programa "Percepção"
TV UCPel lança programa "Percepção"
04.06.2013 | 15:28 | #jornalismo
TV UCPel lança programa "Percepção"
"Onde a pedra entra só sobra cinza. Cinza é menos que pó". Essas palavras, ditas por um dependente químico em tom de desabafo ao repórter-estudante da emissora da Universidade Católica de Pelotas (TV UCPel), abrem uma das cinco reportagens especiais do programa Percepção. A produção, novidade na TV UCPel, aborda, em profundidade, temas de interesse social. O lançamento ocorreu na noite desta segunda-feira (03) e a primeira exibição será nesta terça (04), às 19h.

Produzido com forte envolvimento de alunos de Comunicação Social da UCPel e funcionários, o programa ouviu, na rua, dependentes, traficantes, mães que perderam filhos, viciados que venderam tudo o que tinham e outras situações levadas ao extremo pelo uso da droga. Ao mesmo tempo, mostra o exemplo de quem passou pela recuperação e de quem age para combater essa epidemia social. Em estúdio, foram entre entrevistados delegado, promotor, pedagoga, psiquiatra e estudantes.
Com o projeto, a TV UCPel enquadra-se entre as emissoras universitárias do país que mais produzem conteúdo próprio e local.

O coordenador da emissora e professor do curso de Jornalismo, Marcus Spohr, salientou o engajamento da equipe de alunos e funcionários. "Esse é um projeto que tem sentido de unidade na UCPel", disse, ao mencionar ainda que o programa contou com apoio de outras áreas da Universidade. "A gente está acreditando bastante. O Percepção parece ser promissor. Espero que gostem", disse o cinegrafista Leandro Lopes durante a apresentação.

Destaque
O reitor da Católica, José Carlos Bachettini Júnior, parabenizou o grupo e disse que a grande marca da TV UCPel é ser feita pelos alunos. De acordo com ele, a estrutura da emissora não é ideal mas vem sendo recuperada. Não obstante, o grupo envolvido no Percepção superou dificuldades para conseguir um resultado que mexeu com a plateia. "O trabalho denso que vocês produziram é um elemento transformador que une o que é pedagógico com a sociedade. Isso mostra que quando a gente deseja fazer algo, com vontade e verdade, não há empecilho. Essa é a Universidade que a gente quer fazer. Não somos equipamentos, mas pessoas", elogiou.

A TV UCPel transmite pelos canais 07 da ViaCabo e 15 da Net.