/ Notícias / TV UCPel lança perguntas inquietantes aos candidatos a Prefeito e Vice
TV UCPel lança perguntas inquietantes aos candidatos a Prefeito e Vice
19.10.2012 | 18:15 | #jornalismo
TV UCPel lança perguntas inquietantes aos candidatos a Prefeito e Vice
“Candidato, o senhor trabalharia pelo salário que os servidores municipais recebem? O senhor é favorável às obras no Pontal da Barra?”. Essas são apenas duas das perguntas lançadas aos candidatos a prefeito e vice em entrevistas feitas pela emissora de televisão da Universidade Católica de Pelotas (TV UCPel). Afinal, o debate não é a única forma para conhecer os aspirantes ao Executivo Municipal.

O objetivo das perguntas inquietantes, conforme explica o coordenador da TV UCPel e professor de Jornalismo, Marcus Spohr, é fugir dos questionamentos convencionais e levar ao telespectador a opinião dos candidatos sobre aquilo que as pessoas gostariam de perguntar. “Não temos como colocar dentro do nosso estúdio a população de Pelotas para que ela faça perguntas diretas aos candidatos. Por outro lado, podemos ser os mediadores desta comunidade. Para isso, precisamos fugir das perguntas óbvias”, diz.

A entrevista
Durante 30 minutos, os candidatos foram questionados sobre temas polêmicos, através de perguntas diretas, como essas:

- O senhor levaria um familiar seu para ser atendido no Pronto Socorro?
- Quanto tempo o senhor precisa para alterar o contexto da saúde pelotense?
- O senhor colocaria um filho seu para estudar em uma escola municipal?
- Os professores e servidores municipais recebem um salário justo? O senhor trabalharia pelo salário que eles recebem?
- O senhor entenderá e apoiará a greve dos servidores se a realidade salarial deles não mudar?
- O senhor conhece o problema do Pontal da Barra, uma das mais antigas lutas que os ambientalistas travam (há mais de 10 anos)? Qual a sua posição sobre o assunto?
- A que ponto um empreendimento justifica a degradação ambiental?
- No seu governo, as obras que hoje estão sendo executadas, por exemplo, nas margens do Arroio Pelotas, seriam licenciadas, se dependessem da Prefeitura?
- Política é profissão?
- O senhor acha justo o salário de um servidor municipal, na comparação com o salário dos cargos de confiança, vereadores e do próprio prefeito?
- Tratar bem as outras pessoas, respeitar o outro, gera uma reação semelhante. Afinal, tratamos bem uma pessoa, provavelmente seremos bem tratados por ela. O senhor acredita que em sua campanha, suas falas com os demais candidatos refletem o respeito que devemos ter com as pessoas?

Os alunos
Além dos funcionários da TV UCPel, oito alunos de Comunicação Social – Jornalismo também participam diretamente da produção das entrevistas. “Esta é uma oportunidade incrível, que provavelmente eu não teria se não fosse a TV UCPel. Eu saio daqui com a oportunidade que pouquíssimos estudantes têm. Será um diferencial decisivo para o mercado de trabalho”, diz a aluna do sexto semestre, Elisa Junges.
A TV UCPel está nos canais 7 da Via Cabo e 15 da NET.

Exibição
As entrevistas vão ao ar durante o telejornal UCPel Notícias, às 18h30min, com reprise às 21h30min. Confira as datas:
- Dia 22, segunda-feira: Paula Mascarenhas
- Dia 23, terça-feira: Dulce Harter
- Dia 24, quarta-feira: Eduardo Leite
- Dia 25, quinta-feira: Fernando Marroni

As entrevistas também serão exibidas durante a grade de programação às 13h30min nas seguintes datas:
- Dia 23: Paula Mascarenhas
- Dia 24: Dulce Harter
- Dia 25: Eduardo Leite
- Dia 26: Fernando Marroni

Programa Especial com todas as entrevistas
Também na sexta-feira (26) um programa especial vai exibir todas as entrevistas juntas, para que o telespectador possa comparar as respostas de forma mais precisa. O programa especial vai ao ar às 19h30min.