/ Notícias / TV UCPel lança o programa Percepção nesta segunda-feira (03)
TV UCPel lança o programa Percepção nesta segunda-feira (03)
29.05.2013 | 13:49 | #jornalismo
TV UCPel lança o programa Percepção nesta segunda-feira (03)
Em 40 dias de produção, foram dezenas de depoimentos, entrevistas alarmantes e cenas chocantes. A TV da Universidade Católica de Pelotas (TV UCPel) apresenta, na segunda-feira (03) o programa Percepção, que tem, nesta primeira edição, o tema "crack".

A produção incluiu 35 horas de imagens externas, dez horas de gravação em estúdio, quatro semanas de edição, videografismo complexo e envolvimento aprofundado de alunos e funcionários.

Em estúdio, foram entrevistados delegado, promotor, pedagoga, psiquiatra e estudantes. Na rua, dependentes, traficantes, pessoas em recuperação, mães que perderam filhos, viciados que venderam tudo o que tinham, profissionais que deixaram o emprego, meninos e meninas, jovens e adultos perdidos. Por outro lado, o programa apresenta aqueles que conseguiram superar as dificuldades. "Aprendemos lições que jamais serão esquecidas, presenciamos exemplos de quem voltou a viver. O resultado é um programa de TV Universitária com qualidade de emissora aberta de repercussão nacional", adiantou o coordenador da emissora, o professor e jornalista Marcus Spohr, que faz a ancoragem do programa.

Para o estudante do terceiro semestre de Jornalismo, Mateus Marques, a participação no Percepção foi um momento de conhecer mais sobre a profissão que "enche de vontade de fazer a cada dia mais e melhor". "Foi uma experiência única. Quando entramos para TV UCPel não imaginávamos que iríamos tão a fundo no mundo jornalístico. Fazendo o programa Percepção a gente pode ver como é fazer o diferente", apontou.

Para Elisa Junges, do sétimo semestre, foi uma experiência cheia de lições de vida, aprendizado e inspiração. "Foi fantástico poder ir mais a fundo em um tema de tanta importância e que afeta a sociedade diretamente, como é o crack", disse.

Estudante da Colégio Estadual Dom João Braga, Talita Martins participou como convidada das gravações em estúdio. "Participar dessa roda de conversa é legal por causa da troca de informações que podemos fazer. A gente acaba adquirindo mais conhecimentos", contou. A aluna do Colégio Gonzaga, Mariana Wasieleski, também participou e aprovou a iniciativa. "Achei legal participar da gravação de um programa de TV que debate um assunto tão importante".

Percepção na TV e na sociedade
O coordenador da emissora explica que o programa não vai ficar apenas na programação da TV UCPel: ele será cedido para a comunidade através de parcerias. Nas escolas, por exemplo, a ideia é que os professores usem o programa para discutir o tema em sala de aula. É a programação da TV UCPel saindo da tela e dando suporte para que vidas sejam mudadas para melhor. “Imaginamos crianças e jovens assistindo o programa sobre o crack, e, através do Percepção, tomando a decisão de jamais se envolver com esta droga. Isso é incrível. Pode mudar a vida das pessoas, de famílias, da sociedade”, destaca.

Horário
O lançamento ocorre às 19h, no Espaço Multiuso do Campus II. A primeira exibição do Percepção será na terça-feira (04), às 19h. A TV UCPel transmite pelos canais 07 da ViaCabo e 15 da Net.

O projeto Percepção
- Programa de aprofundamento e contextualização de fatos importantes da sociedade.
- Programa que faz parte da programação da TV, mas que será fornecido para a sociedade através de DVDs, para que as escolas, por exemplo, possam usar o material para debater em sala de aula.
- Programa que busca influenciar positivamente a vida das pessoas.
- Programa que proporciona a formação de jornalistas críticos, e não somente jornalistas que se moldem a repetir padrões de abordagens factuais.

* Na foto, o âncora Marcus Spohr entrevista o psiquiatra referência em dependência química, professor Alfredo Lhullier.