/ Notícias / TV UCPel exibe série "Símbolos de uma Tradição"
TV UCPel exibe série "Símbolos de uma Tradição"
21.09.2012 | 16:17 | #jornalismo
TV UCPel exibe série "Símbolos de uma Tradição"
Uma produção de quase duas semanas vai ao ar nesta sexta-feira (21) pela TV UCPel. É a série Símbolos de uma Tradição, que mostra o amor e orgulho de ser gaúcho. As produções envolveram 15 pessoas - entre alunos e profissionais da emissora - que executaram e editaram quatro reportagens.

A série inédita inicia com uma reportagem sobre o sentimento da prenda ao ser apresentada para a sociedade no sarau dos 15 anos. A segunda reportagem fala do orgulho do gaúcho pelo Rio Grande do Sul. Na terceira, o destaque fica por conta da herança passada de geração a geração, através do respeito pelo cavalo crioulo e o trabalho em couro feito por um guasqueiro e seu filho. Os dois são cabanheiros e cuidam de aproximadamente 30 cavalos crioulos. Já na quarta reportagem, uma junção de depoimentos e imagens vai destacar todo o envolvimento e sentimento do povo gaúcho pelo Rio Grande do Sul.

A série começou a ser exibida na segunda-feira, dia 17, mas no programa desta sexta-feira, no qual vai ao ar a quarta etapa do material, as outras três serão reprisadas. O objetivo é fazer, em um dos blocos do telejornal UCPel Notícias, um programa especial sobre os Símbolos de uma Tradição.

Para Mateus Marques, aluno do segundo semestre de Comunicação Social - Jornalismo, são reportagens como estas que mexem com a imaginação e fazem ver as coisas de uma forma mais crítica. Elisa Junges, estudante do sexto semestre, salienta que a emoção de contar boas histórias não tem explicação. Para Virgílio Padilha, funcionário da emissora, este tipo de produção vai muito além da fuga do convencional: ela contribui com a educação do telespectador e do aluno que está na emissora.

Conforme conta o coordenador da TV UCPel e professor do curso de Jornalismo, Marcus Spohr, o envolvimento, o empenho de equipe e o aprofundamento nestas quatro reportagens são exemplos da migração gradual que a TV UCPel está fazendo em sua linha de atuação. “Nosso objetivo é transformar a programação da TV UCPel em uma programação que ajude a construir a história de Pelotas”, disse. Segundo ele, em breve o UCPel Notícias será 100% reformatado. A ideia é fazer dele um programa que discuta os assuntos de forma aprofundada. “Quando isso ocorrer, um programa sobre desenvolvimento regional, por exemplo, além de estar na programação da TV, poderá ser usado por professores em sala de aula para debater o assunto; um programa sobre os malefícios do crack poderá ser usado nas escolas para uma educação preventiva e assim por diante”, destacou.

A série Símbolos de uma Tradição contou com o apoio cultural da UNIMED Pelotas, através de uma parceria com o Núcleo de Apoio Cultural da TV UCPel, criado há dois meses.

Acompanhe
A série pode ser assistida nesta sexta-feira (21) no telejornal UCPel Notícias, às 18h30min e 21h30min, pelos canais 15 da NET e 7 da Via Cabo. Novas datas de veiculação serão informadas nos próximos dias.