/ Notícias / TV UCPel está entre as quatro maiores emissoras parceiras da TVE
TV UCPel está entre as quatro maiores emissoras parceiras da TVE
13.11.2015 | 18:47 | #jornalismo
TV UCPel está entre as quatro maiores emissoras parceiras da TVE
Todo o trabalho e comprometimento dos acadêmicos e funcionários da TV UCPel foi recentemente reconhecido pela TVE, que divulgou o ranking das emissoras parceiras que mais contribuíram através do envio de reportagens. A emissora de televisão da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) ficou com a quarta colocação, tendo 61 materiais exibidos entre os meses de janeiro e setembro.

O desempenho dos acadêmicos que fazem a TV da Católica funcionar é motivo de orgulho para o coordenador da emissora e do curso de Jornalismo, professor Marcus Sphor. De acordo com ele, o aproveitamento dos materiais produzidos pela TV UCPel e enviados para a emissora gaúcha foi maior do que o acordado. “Nossa emissora trabalha com a valorização do aluno e seu modelo proporciona espaço para a atuação”, comenta. 

Até chegar à apresentação de um telejornal ao vivo, existe todo um caminho que precisa ser seguido. “Ao ingressar na emissora o aluno faz de tudo um pouco para ganhar experiência. Produz, edita, acompanha a equipe na rua, começa a construir reportagens, aprende a fechar o material”, pontua. O comprometimento com a qualidade da apuração e o fechamento do conteúdo são recomendações passadas já no primeiro dia. 

E é justamente essa qualidade editorial que faz com que a TV UCPel também contribua de forma significativa com outras parceiras. Além da TVE, a TV Brasil, o Canal Futura e a Rede Prosa exibem materiais feitos pela emissora da UCPel. “A TVE, por exemplo, utiliza nosso material quase que diariamente e tem a preferência por informações factuais”, explica.

Já a parceria com a TV Brasil se dá através do esporte, sendo a TV UCPel a responsável por cobrir com exclusividade todas as informações sobre o Brasil de Pelotas. Com a Rede Prosa, rede criada pela parceria entre as TVs das universidades comunitárias do Rio Grande do Sul ligadas ao Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (COMUNG), a parceria se dá através da produção de reportagens em série que apresentam abordagens diferenciadas sobre um mesmo assunto. 

O Canal Futura é o responsável pela geração e transmissão de parte dos conteúdos transmitidos pela TV UCPel. “Nossa programação é conectada com o Futura. Também contribuímos com a produção de reportagens para o Canal, que prefere exibir um conteúdo mais contextualizado”, explica Sphor. Acadêmicos e profissionais da TV UCPel também participam de outros projetos e encontros do Canal. 

TV UCPel
Atualmente 30 bolsistas de projetos de extensão (de diversos cursos) e nove alunos bolsistas do curso de Jornalismo atuam na emissora, que conta também com nove funcionários. São cinco horas diárias de programação local, sendo duas delas de conteúdo inédito. “Nossa produção de conteúdo inédito é maior do que o produzido por várias redes de televisão, incluindo os canais abertos”, complementa Sphor.

A programação da TV UCPel vai ao ar através do canal 15 da Net e canal 7 da Blue. 

Vestibular
O curso de Jornalismo está entre as 23 graduações oferecidas pela UCPel em seu Vestibular de Verão 2016, que ocorre dia 22 de novembro. As inscrições foram prorrogadas até o dia 16 de novembro e podem ser feitas pelo investimento de R$ 180,00 para Medicina e R$ 80,00 para os demais cursos. O pagamento no dia 16 deverá ser feito exclusivamente na Central de Atendimento do Campus I da UCPel até as 19h. Mais informações disponíveis no site do Vestibular. O Campus I da UCPel fica localizado Rua Gonçalves Chaves, 373.
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?