/ Notícias / TV UCPel apresenta nova marca
TV UCPel apresenta nova marca
15.08.2012 | 16:42 | #jornalismo
TV UCPel apresenta nova marca
Um logo jovem e descontraído, um slogan que revela a essência. Essa é a combinação da nova marca da TV UCPel, canal universitário da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), apresentado na tarde desta terça-feira, dia 14. A modernização do conceito da emissora vem ao encontro da proposta de reestruturação pela qual o canal vem passando desde maio deste ano. O lançamento foi realizado para alunos e professores dos cursos de Comunicação Social.

A nova marca foi concebida pelo grupo do Núcleo de Publicidade e Propaganda/Agente da Assessoria de Comunicação e Marketing da UCPel. A diretora de arte, Danielle Gonzales, explicou que o atual logo partiu dos dois antigos que a emissora possuiu em sua história, a fim de não perder a referência da identidade.
Portanto, a “tela” de TV – do primeiro logo – e o nome “TV UCPel” agrupado - do segundo -, passaram por uma reformulação. As cores utilizadas foram o verde, de característica jovem que demonstra a ligação com o aluno, e o azul, cor institucional da UCPel. O traço desconstruído também está ligado à proposta jovem.

O redator, Henrique Gibbon, apresentou a concepção do slogan “Formar além de Informar”, inspirado na formação acadêmica e profissional com ênfase na cidadania, pilares da TV UCPel.

Alunos em destaque
Na ocasião, o diretor do Centro de Educação e Comunicação, professor Jairo Sanguiné Júnior, lembrou que a TV UCPel é um exemplo nacional por ser um das únicas – senão a única – emissoras universitárias vinculadas diretamente ao curso de Comunicação e feita principalmente por estudantes. “Em outras universidades os alunos passam pela TV apenas como laboratório de algumas disciplinas. Aqui o acadêmico faz o dia a dia da emissora. Esse diferencial nos orgulha muito”, afirmou.

A pró-reitora Acadêmica, professora Patrícia Giusti, disse que a ocasião é especial porque vem ao encontro das propostas da reitoria para a UCPel. “São esses momentos que vão ajudar a transformar essa Universidade”, pontuou.

O coordenador da TV UCPel, Marcus Spohr, falou sobre a reformulação estrutural e funcional pela qual o canal vem passando. Dentre o planejamento e as ações que são construídas desde então, Marcus citou a compra de uma nova ilha de gravação com recursos próprios da TV, parcerias com instituições e empresas, programa de prevenção de equipamentos e a inserção de cerca de 30 estudantes voluntários selecionados em oficinas de qualificação. Além disso, o coordenador falou sobre o projeto da TV para a próxima década e a aproximação com estudantes de outras áreas do conhecimento, como Administração.

Segundo Marcus, a emissora aumentou em 150% sua produção. Foi criado o Núcleo de Apoio Cultural, e, em três meses, a grade comercial foi renovada em mais de 40%.

O coordenador mencionou, ainda, ações estratégicas e a elaboração de projetos que envolvam a comunidade. “Hoje, temos 233 ações ‘caminhando’ dentro da TV, que trazem inúmeros benefícios para o nosso aluno, funcionários, enfim, para a própria Universidade e para cada um de nós”.

Ato simbólico
Para marcar a nova fase e a marca da TV UCPel, a estudante Elenice Vieira foi convidada a substituir a canopla de um microfone. Nos quatro lados do acessório que identifica a emissora estão o novo logo, além da marca do canal Futura, “cabeça de rede” da TV UCPel.