/ Notícias / TV UCPel adota nova metodologia
TV UCPel adota nova metodologia
06.05.2016 | 17:59 | #institucional #jornalismo
TV UCPel adota nova metodologia
Desde o mês de dezembro, a TV da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) realiza encontros e oficinas para qualificar a sistematização de seus processos. A ideia do grupo de profissionais e acadêmicos que atuam no espaço é promover uma mudança de cultura para atender ao Planejamento Estratégico da emissora.

Através do programa Kaizen, uma nova filosofia vem sendo apresentada com o objetivo de promover mais qualidade e produtividade. O Sistema Toyota de Produção, através do método Lean, foi o modelo escolhido para contribuir com a criação de uma organização mais profissional, o que ainda não é usual na maior parte dos meios de comunicação, explica o coordenador do curso de Jornalismo e da TV UCPel, professor Marcus Spohr.

De acordo com o professor, ainda permanece em muitas emissoras a cultura do improviso. “Como TV universitária, além de inovar na programação, queremos ser modelo também em gestão”, comenta. Um das dificuldades enfrentadas pela emissora é fazer com que cada novo grupo de acadêmicos se aproprie dos processos. “O Kaizen vem para dar fluidez nesta dimensão, visto que recebemos novos alunos a cada seis meses”, avalia.

A coordenação da TV UCPel tomou conhecimento sobre a metodologia da Toyota graças ao trabalho de conclusão de curso do acadêmico da Administração e funcionário da emissora, Ícaro Mendes. Com o tema Kaizen aplicado à TV UCPel, Ícaro desenvolveu em sua pesquisa formas de aplicar a filosofia no dia a dia da emissora. “No meu trabalho, apresento ferramentas de gestão como o 5’s, PDCA (método de gestão de quatro passos), e Lean (simplificação de processos) que serão abordadas para os participantes do programa ao longo do ano”, explica.

Consta na programação do mês de maio a apresentação das ferramentas PDCA, Brainstorming (dinâmica de grupo para resolver problemas específicos), e os cinco porquês. Os temas serão abordados de forma introdutória juntamente com a oficina de técnica em câmera. “As oficinas técnicas tem a função de nivelar o conhecimento dos alunos e funcionários da TV”, informa Mendes.

Até o mês de julho, estão programadas para ocorrer oficinas técnicas, teóricas e de introdução da filosofia Kaizen. “A partir de agosto começaremos a análise dos processos, bem como formas de melhoria e inovação interna e externa relacionada diretamente ao produto que entregamos”, diz o autor do trabalho. Cerca de 30 pessoas participam das atividades do programa. Nos meses de março e abril já foram realizadas oficinas técnicas de foto, fotojornalismo, estúdio e suite, além de palestras.