/ Notícias / Turismo realiza exposição da Catedral São Francisco de Paula
Turismo realiza exposição da Catedral São Francisco de Paula
03.07.2007 | 00:00
Turismo realiza exposição da Catedral São Francisco de Paula
Os acadêmicos do primeiro semestre do curso de Tecnologia em Gestão de Turismo da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) realizam exposição fotográfica somente nesta segunda (2) no Espaço de Convivência (Gonçalves Chaves, 373) sobre a Catedral São Francisco de Paula. A mostra também estará na 15ª Fenadoce nos dias 7 e 8, a partir das 14h, na cidade do doce.

A Catedral São Francisco de Paula foi construída a partir de 1832 e mescla diferentes estilos arquitetônicos. É ornada em vitrais com motivos bíblicos, altares de mármores da Itália e afresco do pintor italiano Aldo Locatelli, que morou na cidade nos anos 50. Dentro do contexto turístico religioso, o projeto busca desenvolver uma exposição que
valoriza, divulga e constrói uma nova concepção na área Pelotas, ressalta a acadêmica e uma das organizadoras, Heloísa Cabreira.

Catedral: A Catedral abriga, desde os primeiros tempos, a imagem de São Francisco de Paula, de origem artística desconhecida. Em 1846, o Imperador D. Pedro II, lança na Praça da Regeneração – hoje Praça Coronel Pedro Osório – a pedra fundamental para a construção de uma nova catedral em seu entorno. Em meados do século XIX, a Catedral já apresentava a fachada atual, com seu pórtico e terraço, com seu jogo de ordens supostas com sua platibanda e pequeno frontão assim como, com duas torres sineiros e com duas cúpulas características.

Para completar o trabalho vieram da Itália os artistas Aldo Locatelli e Emílio Sessa, que se encarregaram da decoração interna do templo, a convite de Dom Antonio Zattera. A pintura mural foi realizada com têmpera sobre reboco seco, a tinta resulta de pigmentos com aglutinantes solúveis em água que podem ser cola, ovo, caseína dentre outros materiais.
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?