O trote solidário Terapia do Brincar, realizado pelo curso de Pedagogia da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), fez na tarde de terça-feira (24) a entrega de brinquedos para o Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP). As doações foram feitas pelos acadêmicos do terceiro e primeiro semestres para o projeto de extensão Pedagogia Hospitalar.
O professor do curso e coordenador do projeto de extensão, Daniel Botelho, explicou que o trote foi desenvolvido no sentido de ampliar a humanização no ambiente hospitalar, incentivando as crianças que aguardam consulta no Pronto Atendimento a brincar, orientadas por uma bolsista do curso de Pedagogia. O projeto já ocorre junto à Sala de Recreação Terapêutica da Pediatria do HUSFP, desenvolvido pela estagiária Nívia Ferreira.
Em razão do resultado positivo alcançado na Pediatria, o projeto foi ampliado para o Pronto Atendimento, onde uma aluna bolsista atuará com as crianças duas vezes por semana. O brincar orientado ameniza o estresse e a ansiedade das crianças que aguardam pelo atendimento médico”, explica Daniel Botelho, ao destacar como os brinquedos são essenciais para as atividades lúdicas, pedagógicas e criativas com as crianças que estão no hospital.
As médicas do Pronto Atendimento, Loraine Silva e Juliana Candiota, a médica residente Bruna Della Vechia e a enfermeira Quelen Masson receberam os brinquedos, jogos e livros doados, ressaltando a relevância desse tipo de trote e os benefícios para os pequenos pacientes, que encontram um ambiente acolhedor, com conforto e segurança e, por meio da brincadeira orientada, têm o estresse aliviado e a aproximação do universo infantil garantida.